Folha de S.Paulo

Lula culpa Dilma por busca contra seu filho

A aliados, ele falou em desgoverno e blindagem exclusiva para sucessora

- CATIA SEABRA DE SÃO PAULO GUSTAVO URIBE VALDO CRUZ

Auxiliares da presidente dizem que petista não tem razão na queixa e lembram de operação da PF contra seu irmão

DE BRASÍLIA

Dizendo-se indignado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabi­lizou a presidente Dilma Rousseff pela busca e apreensão na empresa LFT Marketing Esportivo, que pertence a seu filho Luis Cláudio.

A aliados, ele citou duas hipóteses para a ação da PF no escritório do filho. Para Lula, ou é uma demonstraç­ão de desgoverno, ou uma prova de que Dilma orientou seu ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a unicamente protegê-la, ainda que seu padrinho político tenha que pagar o preço. Nos dois casos, disse, a responsabi­lidade é dela.

Segundo aliados de Lula, o ex-presidente se diz cada vez mais convencido de que Dilma permite investigaç­ões contra ele para se preservar.

Lula, afirmam, está tão irritado que acusa Dilma de destruir seu legado para construir a imagem da presidente que combateu a corrupção. Ao criticar Cardozo, disse que não quer “ganhar no tapetão”, mas que é papel do ministro zelar pela Constituiç­ão.

Para sustentar sua tese, Lula diz que, quando quer, o governo trabalha para se defender na Justiça, como é o caso das pedaladas fiscais. Nas conversas, Lula repetiu que a situação “passou dos limites”.

Segundo petistas, ele disse ainda que Dilma destruiu a economia, o partido e agora quer acabar com seu legado.

Na avaliação de aliados do petista, o episódio é uma nova tentativa de enfraquecê-lo politicame­nte, além de demonstrar falta de pulso firme do Ministério da Justiça no comando da Polícia Federal.

Para pessoas próximas ao petista, causa estranheza o fato de a PF não ter feito busca e apreensão a escritório­s de grandes empresas que estão no foco da Operação Zelotes, como Gerdau e Marcopolo, mas ter realizado no da empresa do filho de Lula.

O ex-presidente não deve, pelo menos por enquanto, pronunciar-se publicamen­te. Ele tem dito que ainda não tem elementos para uma manifestaç­ão.

Alegando falta de clima, ele disse a aliados que não vai comemorar seu aniversári­o nesta terça (27), limitando-se a uma confratern­ização no Instituto Lula. Nas conversas, pede para que seus interlocut­ores se ponham em seu lugar e pergunta como se sentiriam caso o escritório de um filho fosse alvo de investigaç­ão.

SEM RAZÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil