Folha de S.Paulo

Livro homenageia as ‘Mil e Uma Noites’

‘A Imensidão Íntima dos Carneiros’, do paulista Marcelo Maluf, fala da vinda de seu avô libanês para o Brasil

- DIOGO BERCITO

Primeiro romance do autor se aproxima de clássicos sobre imigrantes, como ‘Lavoura Arcaica’

Do avô que não conheceu, chegaram ao escritor paulista Marcelo Maluf, 41, só as histórias. Com elas, os silêncios de sua família em torno de episódios passados no Líbano de seus ancestrais.

Tanto as histórias quanto os silêncios tornaram-se material para seu primeiro romance, o recém-publicado “A Imensidão Íntima dos Carneiros”, em que ele reimagina a vinda do avô ao Brasil. Em especial, o livro está baseado em uma narrativa que escutou do tio há alguns anos.

“Um dia, ele me chamou para conversar e me contou sobre a morte dos irmãos do meu avô pelos turcos”, diz o escritor. “Ele narrou histórias de estavam no subterrâne­o, no subsolo da família.”

O segredo revelado ajudou Maluf a compreende­r sua própria narrativa. O enredo lhe deu a entender, também, que seus medos são sua herança, uma ideia recorrente em seu livro: receios são transmissí­veis.

“Meu pai sempre foi receoso. Eu não entendia de onde vinha aquele medo. Ele tinha um pavor imenso da violência”, afirma. “Meu avô morreu com muita mágoa dos turcos. Ele nunca perdoou. Comecei a entender muitas coisas que estavam embaixo dos panos.”

A partir da base real, porém, Maluf recria em estilo fantástico. Prestando homenagem às “Mil e Uma Noites”, ele encaixa contos dentro de outros contos e povoa seus relatos com gênios.

A imagem mais recorrente é a dos carneiros que dão título à obra, dos quais o escritor conclui que o berro contém uma “imensidão íntima”. São

Meu avô morreu com muita mágoa dos turcos. Ele nunca perdoou [o assassinat­o dos irmãos]. Comecei a entender muitas coisas que estavam embaixo dos panos

Marcelo Maluf, 41 escritor

 ?? Divulgação ?? O escritor paulista Marcelo Maluf, 41, que lança seu primeiro romance, sobre o avô
Divulgação O escritor paulista Marcelo Maluf, 41, que lança seu primeiro romance, sobre o avô

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil