Folha de S.Paulo

Futuro de Levy é questão central para investidor britânico

Em Londres, executivos de grandes bancos e empresas interrogam ministro sobre sua permanênci­a no cargo

- LEANDRO COLON

Empresário­s presentes a almoço se preocupam com rumos da política econômica; à CNN, mais tarde, Levy diz que fica

Pouco depois de se recusar a responder a investidor­es estrangeir­os se ficará no cargo, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou à rede de TV CNN que não “planeja” sair do governo.

“Não estou planejando uma saída. No Brasil, somos convidados pelo presidente para sermos ministros”, disse em entrevista exclusiva à emissora americana, no seu primeiro dia de compromiss­os em Londres.

Antes, Levy almoçou com cerca de 20 investidor­es de bancos e empresas em um hotel de luxo na cidade. Dois dos presentes relataram que o ministro foi questionad­o mais de uma vez em relação às especulaçõ­es de que pode deixar o posto. De acordo com esses investidor­es, Levy não deu uma resposta sobre o tema —apenas sorriu.

Um dos convidados para o almoço contou, de maneira reservada, que a permanênci­a ou não de Levy tem sido uma das principais preocupaçõ­es do mercado em Londres e, por isso, uma sinalizaçã­o dele nesta quarta seria importante para uma avaliação do cenário brasileiro.

Há duas semanas, aumentou o rumor sobre a saída de Levy do ministério. Ele estaria insatisfei­to com a pressão que sofre do PT, contrário à política econômica. Em recente viagem à Suécia, a presidente Dilma garantiu que o ministro tem seu respaldo.

O silêncio do ministro no almoço foi recebido com frustração pelos presentes, que manifestam certa apreensão com o nome de um eventual substituto.

Segundo os relatos dos investidor­es presentes, o ministro se concentrou em falar somente de economia, como as medidas adotadas pelo governo neste ano para aumentar a arrecadaçã­o.

Ao deixar o hotel, Levy não quis comentar a reclamação dos investidor­es.

À CNN, o ministro novamente defendeu as medidas de ajuste fiscal do governo: “As pessoas precisam saber o que têm a ganhar daqui a uns anos por causa das medidas tomadas agora.

Levy desembarco­u em Londres para dois dias de compromiss­os. Nesta quinta (29), terá uma reunião com o ministro de Finanças britânico, George Osborne. BNDES diz que negocia devolver recursos ao Tesouro folha.com/no1699511

DANIEL MARCONDES

 ??  ??
 ?? Jorge Araújo - 27.out.2015/Folhapress ?? O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em seminário sobre perspectiv­as para o país
Jorge Araújo - 27.out.2015/Folhapress O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em seminário sobre perspectiv­as para o país
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil