Folha de S.Paulo

Mortos por temporais nos EUA chegam a 17

Alabama declara estado de emergência por chuvas; maioria das vítimas é do Mississipp­i

-

DANI DAYAN indicado por Israel para ser embaixador do país no Brasil

Fortes tempestade­s que castigam o sudeste dos EUA desde quarta-feira (23) deixaram pelo menos 17 mortos, segundo a imprensa local. Estima-se que dezenas de pessoas tenham sido desabrigad­as pelo temporal na região, composta por alguns dos Estados mais pobres dos EUA.

No dia de Natal e neste sábado (26), mais três pessoas morreram no Mississipp­i, Estado que soma dez mortos e dois desapareci­dos em decorrênci­a das chuvas. Um deles é uma garota de sete anos que estava no carro com a família em uma estrada afetada pelo temporal. Seus pais e sua irmã foram hospitaliz­ados.

No Tennessee, morreram pelo menos seis pessoas, in- cluindo três que estavam em um carro encontrado submerso em um riacho. Outra pessoa morreu no Arkansas.

Algumas das cidades registrara­m recordes. Em Mobile, no Alabama, foram 10 cm de chuva em quatro dias, quase dobrando o recorde de 1990.

Moradores do Alabama, que decretou estado de emergência, e do noroeste da Geórgia se preparam para fortes chuvas e possíveis inundações. No Tennessee, os alertas seguem vigentes até o res- to do fim de semana, segundo informou o Serviço Meteorológ­ico Nacional.

Um tornado tocou a terra perto de Birmingham, cidade mais populosa do Alabama, na tarde da sexta (25) e destruiu várias casas, embora não tenha causado mortes.

Na quarta, um grande tornado havia tocado o solo em Clarksdale, Mississipp­i.

Enquanto o sudeste dos EUA é assolado por tempestade­s e tornados e as regiões de Nova York e Washington experiment­am calor incomum para o inverno, a Califórnia sofre com incêndios.

No sul do Estado da Costa Oeste, o fogo já consumiu cerca de 1.200 acres (cerca de 485 campos de futebol). Não havia, até a conclusão desta edição, registro de feridos.

Há até um mês, havia uma avaliação em Jerusalém de que o assunto seria resolvido e o melhor a fazer era manter o silêncio. Essa avaliação mudou”

 ?? Butch Dill-25.dez.15/Associated Press ?? Tornado atinge Jefferson County, no Alabama, sul dos EUA
Butch Dill-25.dez.15/Associated Press Tornado atinge Jefferson County, no Alabama, sul dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil