Folha de S.Paulo

Pracinha mineiro da 2ª Guerra Mundial

- JOÃO BATISTA MOREIRA (1922-2015) GUILHERME MAGALHÃES MARIA DO CARMO DE CAMARGO NASCIMENTO - Hoje (27), às 10h, na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, r .R epúblic a do L íbano, 1.837, Campo Belo. ARTHUR ESTEVES DE LIMA JUNIOR - Hoje (27), às 18h30, na p

Ao som do Hino Nacional, a bandeira do Brasil foi hasteada no local de desembarqu­e do regimento de infantaria do qual fazia parte o cabo João Batista Moreira, em Livorno, litoral norte da Itália.

A emoção do momento arrancou as primeiras lágrimas da vida do mineiro de Contagem, lembrado como um patriota por excelência.

Era 1944, e os pracinhas da FEB (Força Expedicion­ária Brasileira) haviam acabado de chegar à Europa para ajudar os Aliados a derrotar Hitler na 2ª Guerra Mundial.

Sob 18 graus abaixo de zero e sobre quase 80 centímetro­s de neve, o cabo Moreira foi um dos brasileiro­s da principal batalha da FEB no conflito, a de Monte Castelo.

Após a vitória e o retorno ao Brasil, foi convidado a permanecer no Exército. Ao capitão, respondeu: “Lembrome de que, na véspera do embarque, aqui mesmo, o senhor disse que nós íamos nos bater pela liberdade, que era vencer ou morrer. Bem, nós já nos batemos, já vencemos e não morremos, então, eu quero a liberdade”.

Voltou a Belo Horizonte, onde trabalhava numa casa de comércio antes de ser convocado à guerra. Nomeado para o serviço público, acabou se aposentand­o como funcionári­o da Justiça Federal.

Uma de suas maiores alegrias era conversar com estudantes na Associação Nacional dos Veteranos da FEB — falava da guerra com delicadeza e serenidade. Publicou ainda o livro “Um Mineiro na Itália”, com memórias e causos do conflito.

Morreu no dia 19, aos 93 anos, de morte natural. Deixa a mulher, quatro filhos, seis netos e um bisneto. coluna.obituario@grupofolha.com.br

8ºANO

EM MEMÓRIA SHLOSHIM - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil