Folha de S.Paulo

Guilherme Wisnik, arquiteto, é novo colunista da Folha

Professor da USP e crítico de arte terá arquitetur­a como essência, mas com foco nas cidades e espaços públicos

-

Wisnik terá seus textos publicados a cada 14 dias, às segundasfe­iras, revezando o espaço com Leão Serva

O arquiteto e crítico de arte Guilherme Wisnik, 43, passa a integrar a partir desta segunda-feira (28) a equipe de colunistas de “Cotidiano”.

Seus textos serão publicados às segundas-feiras, a cada 14 dias.

Wisnik vai revezar o espaço com Leão Serva. A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik continua como colunista no site da Folha.

Professor da Faculdade de Arquitetur­a e Urbanismo da USP, onde cursou seu doutorado, Wisnik foi curador-geral da 10ª Bienal de Arquitetur­a de São Paulo em 2013.

É autor de diversos ensaios e de livros como “Lucio Costa” (Cosac Naify), “Caetano Veloso” e “Estado Crítico: À Deriva nas Cidades” (Publifolha) —este, uma coletânea de textos publicados entre 2006 e 2007, quando foi colunista da “Ilustrada” .

“Muita coisa mudou em dez anos. É interessan­te voltar a contribuir com a Folha depois desse período. É um ciclo interessan­te.”

Na “Ilustrada”, Wisnik escrevia colunas com um caráter “mais culturalis­ta”, como ele mesmo diz.

“Fui chamado porque, além de arquiteto, eu poderia fazer uma abordagem mais ampla da cultura. Tinha acabado de escrever um livro sobre o Caetano [Veloso]. Procurei abordar também teatro e música popular”, disse. CIDADE COMO FOCO Segundo Wisnik, suas colunas em “Cotidiano” terão a arquitetur­a como essência, mas serão sempre voltadas para a cidade.

“Penso a cidade como foco de cruzamento das contradiçõ­es da sociedade. Acho que o atributo mais verdadeiro do espaço público é ser um lugar de conflitos. Por isso tendo a não gostar das visões do espaço público como um local pacificado. E São Paulo é um prato cheio”, disse.

Wisnik conta que começou a escrever críticas de arquitetur­a para a Folha em 2002. “Eu tinha 29 anos na época, foi o começo da minha carreira de crítico”, afirma ele, que é filho do músico e escritor José Miguel Wisnik.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil