Folha de S.Paulo

E lá se vai 2015

-

EM MAIS alguns dias o ano termina. Para os empreended­ores, esse decididame­nte não foi um ano fácil. Grandes empresas, em função de suas reservas generosas e acesso mais fácil a crédito, conseguem se segurar enquanto a crise não passa. Já as pequenas não tem a mesma sorte e muitas acabam fechando as portas.

Muitas empresas aproveitam o Natal, que em geral apresenta um aumento de vendas, para se financiar nos meses de janeiro e fevereiro, época em que as vendas são mais baixas. No entanto, todos já devem ter percebido que neste ano o Natal está bem fraco – lojas vazias, presentes econômicos, festas mais simples...enfim, tudo muito controlado.

Há alguns anos, quando o país usufruía do cresciment­o econômico, a avenida Paulista era uma festa. As empresas investiam na decoração e de noite o trânsito chegava a ser interrompi­do devido ao número de visitantes, que lotavam restaurant­es e bares dos arredores.

Hoje, quem passa pela Paulista nem repara que é Natal.

Só nos resta torcer para que 2016 seja um ano politicame­nte mais fácil e que o país volte a crescer —embora seja pouco provável que isso aconteça. Crise política, uma nova equipe econômica, novas prisões e escândalos acabam adiando a retomada do cresciment­o.

O empreended­or vai ter que usar muita criativida­de para superar os próximos anos, já que as previsões indicam uma melhora da situação brasileira apenas para 2018.

E criativida­de você consegue botando a cabeça para funcionar, reservando um tempo toda semana para pensar em como melhorar seus produtos ou processos.

É uma tarefa constante. Da mesma forma que você exercita o corpo, tem que exercitar a mente.

Perdemos uma chance única, poderíamos ter aproveitad­o a fase de cresciment­o para fazer as reformas que o país tanto necessita, principalm­ente nas áreas de educação e jurídica. Perdemos o bonde, agora é esperar outro passar...

Apesar de tudo, temos que seguir em frente. Aproveito para desejar a todos os leitores um ótimo 2016, com muitas realizaçõe­s, inovações, astúcia e inteligênc­ia para superar um ano que não vai ser muito fácil.

Feliz Ano Novo!

O empreended­or vai ter que usar muita criativida­de para superar o cenário ruim nos próximos anos

Tales Andreassi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil