Folha de S.Paulo

BIBLIOTECA DA CRISE

- TONI SCIARRETTA DE SÃO PAULO

Baseado em livro do jornalista Michael Lewis, ex-funcionári­o do antigo banco de investimen­tos Salomon Brothers, o filme “A Grande Aposta” tem o mérito de tentar explicar a origem da crise das hipotecas “subprime” (segunda linha em 2008, e despertar o interesse pelas obras que surgiram sobre a maior crise financeira já vista.

O tema virou um gênero de não ficção (e também de filmes), com 3.044 obras listadas na Amazon quando se procura pelo assunto.

Bem escrita e com humor ácido, a publicação —como o filme, que concorre a cinco Oscar— é talvez uma das melhores narrativas sobre os variados erros de avaliação, omissões de reguladore­s e conflitos de interesse (ou promiscuid­ade) entre vendedores, compradore­s e avaliadore­s do risco dos títulos tóxicos do “subprime”.

É uma história de vencedores, portanto, parcial porque foi baseada na visão de poucos investidor­es (três fundos de investimen­to e um corretor de renda fixa do Deutsche Bank) que, antevendo o desastre, apostaram no desmantela­mento do mercado de crédito imobiliári­o americano e lucraram muito com isso.

O melhor do filme, que po- de levar o Oscar de roteiro adaptado, é a forma debochada que usa para explicar o economês pomposo de Wall Street, que leva páginas seguidas no livro, escalando a cantora Selena Gomes em casino e o chef Anthony Bodin na cozinha do seu restaurant­e. “Resumindo: é um cozido de peixe de três dias!”, disse o chef.

O filme carrega mais do que o livro no tom militante contrário à indústria financeira, que cresceu demasiadam­ente em relação ao setor financeiro. Por outro lado, tanto livro quanto filme frisam as denúncias de fraude na negociação de títulos (insinua que um banco vendia a outro, combinado preço, para não deixá-los desabarem) e de corrupção das agências de risco na hora de avaliar os papéis “subprime”, considerad­os à época como de baixo risco de calote.

Entre os livros que surgiram sobre a crise, a maioria resulta de teses acadêmicas sobre as falhas na regulação que permitiram tal horror financeiro ou propostas para evitar uma nova bolha capaz de causar tamanho estrago à economia global.

Para os interessad­os em história, há uma série de livros sobre os bastidores e as memórias de poderosos da época como Alan Greenspan (“O Mapa e o Território”) e Ben Bernanke (“The Courage to Act”) ambos ex-presidente­s do Federal Reserve (BC dos EUA), além de Henry Paulson, o ex-secretário do Tesouro dos EUA que ajudou a barrar o socorro ao banco Lehman Brothers, jogando o mundo financeiro ao território então desconheci­do de caos e pânico na segunda-feira, 15 de setembro de 2008.

Crise de 2008 deu origem

a mais de

3.000 obras, culminando no filme “A Grande Aposta”, baseado em livro de jornalista e que irá concorrer a cinco Oscar

 ?? Divulgação ?? O ator ChristianB­ale como Michael Burry em cena do filme “A GrandeApos­ta”
Divulgação O ator ChristianB­ale como Michael Burry em cena do filme “A GrandeApos­ta”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil