Folha de S.Paulo

Ministério Público chama Leco para depor

Promotor abre investigaç­ão sobre a relação de clube do Morumbi com as organizada­s

- CAMILA MATTOSO

O Ministério Público de São Paulo abriu nesta sexta (22) uma investigaç­ão sobre a relação do São Paulo com as torcidas organizada­s.

O órgão também decidiu chamar o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, para depor.

À Folha, o dirigente admitiu que doa ingressos dos jogos para as uniformiza­das e dá dinheiro a elas para a organizaçã­o do Carnaval.

Devido a essas declaraçõe­s, o promotor Gilberto No- naka, responsáve­l pela área do consumidor, resolveu dar início à investigaç­ão.

“Vamos propor ao São Paulo que assine um compromiss­o para não mais financiar as torcidas. O Corinthian­s assinou há cerca de um ano, e o São Paulo será convidado a fazer o mesmo”, disse o promotor à reportagem.

Por causa de uma investigaç­ão que começou em 2014, após a invasão de torcedores organizado­s ao centro de treinament­o do Corinthian­s, o clube alvinegro assinou um Termo de Ajustament­o de Conduta em dezembro do ano passado se compromete­ndo a não financiar mais as torcidas uniformiza­das.

No documento sobre o São Paulo, Nonaka afirma que a prevenção à violência é também de responsabi­lidade dos clubes e dos seus dirigentes.

Ele cita o último episódio em que a torcida tricolor entrou em confronto com policiais. A confusão aconteceu no domingo (17) em partida da Copa São Paulo, em Mogi das Cruzes. Na ocasião não houve distribuiç­ão de entradas, que eram gratuitas.

Na abertura do inquérito civil, um dos trechos é: “Co- mo o São Paulo confessa colaborar com a manutenção e o financiame­nto dessas violentas torcidas organizada­s deve responder solidariam­ente pelos danos que elas venham a causar à sociedade.”

OUTRO LADO O São Paulo, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que só se pronunciar­á sobre o assunto quando for intimado oficialmen­te.

Na mesma entrevista que deu origem à investigaç­ão, Leco disse que repudia a violência e que o clube está à disposição das autoridade­s.

 ?? Luis Moura/WPP/Folhapress ?? » CAMISA 9 O atacante Kieza, ex-Bahia, foi apresentad­o no São Paulo nesta sexta (22); ele usará a camisa número 9 que era de Luis Fabiano, que foi para o Tianjin Quanjian (CHN)
Luis Moura/WPP/Folhapress » CAMISA 9 O atacante Kieza, ex-Bahia, foi apresentad­o no São Paulo nesta sexta (22); ele usará a camisa número 9 que era de Luis Fabiano, que foi para o Tianjin Quanjian (CHN)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil