Folha de S.Paulo

Novo volume mostra relevância da costura contra o consumismo

Coleção Folha Moda de A a Z chega às bancas no domingo (31)

-

Após 23 volumes e um extenso glossário de tecidos, o novo volume da coleção Moda de Aa Z será lançado no domingo (31) como uma espécie de rascunho sobre a relevância da costura numa época de consumo descartáve­l.

No capítulo “A Dança da Moda”, prova-se por meio de uma análise sociológic­a a importânci­a do vestuário na construção da identidade do homemmoder­noecomootr­abalho de estilistas pode ser re- trato de um período histórico.

Passagens da cultura como a ida do homem à lua e o simbolismo libertário das minissaias da inglesa Mary Quant e do francês André Courrèges servem de base para a análise assinada pela jornalista Vivian Whiteman.

Ela menciona a “coreografi­a mutante” da moda ao relatar o vaivém de peças e designers que, de tempos em tempos, influencia­m suas épocas.

No texto, os efeitos da crise de 2008 são expostos na reconstruç­ão da indústria, que simplifico­u suas regras, mastigou tendências e estimulou o consumo de roupas baratas.

O processo de “disfarçar a tragédia” e de “glorificar toda forma de beleza”, caracterís­ticas próprias à moda, é destrincha­do no capítulo destinado aos “moodboards”, murais com referência­s imagéticas usadas pelos designers para criar suas coleções.

Painéis ilustrados das grifes Chanel, Dior e Balenciaga e de estilistas como Ronaldo Fraga e Dener Pamplona estão reproduzid­os no volume.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil