Folha de S.Paulo

CÉU DE INTERIOR

-

Vista do planetário do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, que será reaberto no domingo (24), com sessões gratuitas, após quase três anos de reforma Cotidiano

Após quase três anos de espera, os paulistano­s finalmente poderão voltar a admirar constelaçõ­es e outros planetas mesmo sob o céu poluído de São Paulo.

Isso porque o planetário do Ibirapuera será reaberto neste domingo (24), um dia antes do aniversári­o da cidade. Fechado desde 2013, o centro de educação espacial terá duas sessões abertas ao público na reestreia, às 15h e às 17h.

A partir de segunda (25) e durante os meses de férias — janeiro, fevereiro, julho e dezembro—, serão oferecidas quatro sessões de terça a domingo e em feriados, às 10h, 12h, 15h e 17h.

No restante do ano, são abertas ao público geral somente as apresentaç­ões dos finais de semana e feriados.

Para participar, é preciso retirar uma das 320 senhas gratuitas meia hora antes. Cada sessão dura 40 minutos.

O planetário Prof. Aristótele­s Orsini, localizado no portão 10 do Ibirapuera, é mais conhecido pelo nome do parque que o abriga, na zona sul.

O espaço estava fechado desde maio de 2013, quando um raio danificou o projetor alemão Starmaster. Única alternativ­a na cidade, o planetário do Carmo (zona leste) também está fechado desde 2013, por problemas estruturai­s. A reforma nos dois espaços se estendeu e a reabertura foi adiada quatro vezes.

Essa não é a primeira vez que o planetário do parque é interditad­o. Inaugurado em 1957, ele já ficou fechado entre 1995 e 1997 e depois de 1999 a 2006, quando passou por uma reforma que custou R$ 9,6 milhões.

Segundo a secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o planetário do Carmo passa por reestrutur­ação física e de gestão e deve ser reaberto no primeiro semestre deste ano.

Após a abertura, ele terá também uma unidade da escola de astrofísic­a, que antes só operava no Ibirapuera.

 ?? Marlene Bergamo/Folhapress ??
Marlene Bergamo/Folhapress
 ?? Marlene Bergamo/Folhapress ?? Interior do planetário do Ibirapuera, que será reaberto neste domingo após três anos
Marlene Bergamo/Folhapress Interior do planetário do Ibirapuera, que será reaberto neste domingo após três anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil