Folha de S.Paulo

Em grampos, ex-presidente critica imprensa

-

DE SÃO PAULO

Os áudios de ligações do ex-presidente Lula intercepta­das no âmbito da Operação Lava Jato ajudam a desvelar alguns detalhes de sua relação com parte da imprensa —e a visão que ele tem dela.

Na última segunda (14), por exemplo, Lula contou a Jaques Wagner que havia sugerido abordagens para um artigo de Mino Carta, diretor da “Carta Capital”. “Acabei de conversar com o Mino Carta aqui, pra ele escrever um artigo mostrando que teve duas coisas nesse movimento”, disse.

Na mesma data, o jornalista publicou texto com críticas ao juiz Sergio Moro.

Nas conversas, Lula faz citações, sobretudo, a veículos do grupo Globo.

“Liga pro Nilo [Batista, advogado de Lula] e fala ‘Nilo, ó, eu vi a matéria, manda esse Lauro Jardim tomar no c*, que você não pode fazer política citando Lauro Jardim’”, pediu ao deputado Wadih Damous.

Em 28 de fevereiro, o colunista de “O Globo” havia publicado uma nota dando conta de uma suposta procura de Lula por mais um advogado.

Dois dias depois,em conversa com o ministro da Secretaria de Comunicaçã­o Social, Edinho Silva, o expresiden­te reclama de críticas à mudança do titular do Ministério da Justiça.

“O objetivo é encurralál­o. Crítica da ‘Veja’, crítica do ‘Globo’, crítica da Globo... No fundo eles querem evitar que qualquer ministro acabe com o vazamento”, diz Lula.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil