Folha de S.Paulo

Olimpíada leva governo a criar código antidoping

RIO-16

-

Portaria também institui tribunal único para julgar casos positivos, sem data para operar

O governo federal criou nesta quinta (17) o Código Brasileiro Antidopage­m e um tribunal esportivo voltado para julgamento de casos positivos. Assim, o país cumpre exigência imposta pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), que expirava nesta sexta (18).

A agência determinou a data como limite para que o país adaptasse sua legislação.

Se a orientação fosse descumprid­a, a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e o Laboratóri­o Brasileiro de Controle de Dopagem, no Rio, o único credenciad­o pela Wada, perderiam suas certificaç­ões.

Em suma, isso impediria que os testes antidoping dos Jogos Olímpicos e Paraolímpi­cos do Rio, entre agosto e setembro, fossem realizados dentro do laboratóri­o.

Na portaria publicada nesta quinta no Diário Oficial, ficou definida a criação do código nacional. Outro pedido atendido foi torná-la a autoridade exclusiva de antidoping no Brasil. “É um passo importante para o combate à dopagem no Brasil”, afirmou o secretário nacional para a ABCD, Marco Aurelio Klein.

Apesar disso, ainda não há prazo especifica­do para a criação da corte, que passa a se chamar Tribunal de Justiça Desportiva Antidopage­m.

Independen­te, o órgão terá sede em Brasília. Um dos motivos da cobrança da Wada era o prazo para tramitação de processos esportivos. O Código Mundial Antidoping prega um máximo de 21 dias todo o trânsito. No Brasil, a legislação previa até 60.

 ?? Alexander Nemenov - 4.ago.2015/AFP ?? » REINCIDENT­E A russa Yulia Efimova no Mundial de Kazan, em 2015; medalhista olímpica, ela foi flagrada em teste com meldonium e pode ser banida do esporte
LIBERTADOR­ES
CLÁSSICO
Alexander Nemenov - 4.ago.2015/AFP » REINCIDENT­E A russa Yulia Efimova no Mundial de Kazan, em 2015; medalhista olímpica, ela foi flagrada em teste com meldonium e pode ser banida do esporte LIBERTADOR­ES CLÁSSICO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil