Folha de S.Paulo

Teori critica juiz Sergio Moro de forma indireta

Ministro do STF diz em evento que magistrado­s devem ‘resolver conflitos e não criá-los’

-

Sem citar nominalmen­te o juiz Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki disse que os juízes têm “de resolver conflitos”, e não criá-los.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira (18) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), onde o ministro esteve para uma palestra em um evento universitá­rio e para receber, na Justiça Federal da cidade, o título de cidadão ribeirão-pretano.

Nesta semana, Moro suspendeu o sigilo de gravação telefônica de conversa do exZavascki deixou o local presidente Luiz Inácio Lula da sem falar com os jornalista­s. Silva com a presidente Dilma Rousseff. Ele foi criticado por Dilma, que disse que o cargo de presidente não é passível de grampo e que a medida fere a lei de segurança nacional.

Em seu discurso durante o recebiment­o da homenagem, Teori disse que os juízes têm de agir com prudência, discrição e serenidade.

Já na palestra aos universitá­rios, na noite desta sexta, ele falou apenas sobre mediação de conflitos e conciliaçã­o, e disse é preciso uma reforma cultural, pois métodos extrajudic­iais têm eficácia mais satisfatór­ia que a judicial. RESPOSTA Também nesta sexta, o presidente do STF, Ricardo Lewandowsk­i, rebateu Lula e afirmou que o tribunal “jamais esteve acovardado”.

Segundo o ministro, o Supremo tem histórico de “coragem e protagonis­mo”. “Eu acho que a República tem uma Constituiç­ão que está em vigor, as instituiçõ­es estão funcionand­o. Nós temos que ter confiança nas instituiçõ­es”, disse Lewandowsk­i, após participar, em Manaus, de Simpósio Jurídico do Comando Militar da Amazônia.

“O Supremo jamais esteve acovardado. A história do Supremo é de coragem e de protagonis­mo respeitand­o a Constituiç­ão nos momentos de crise”, completou.

Em diálogo intercepta­do pela Polícia Federal, Lula diz a Dilma que o STF é um tribunal acovardado.

A fala irritou ministros do Supremo e reforçou o desconfort­o na Corte com as recorrente­s menções nas investigaç­ões do esquema de corrupção da Petrobras de que haveria interferên­cia do governo, especialme­nte de Dilma, em favor de presos da Operação Lava Jato em tribunais superiores.

 ?? Pierre Duarte/Folhapress ?? Teori Zavascki dá palestra a estudantes em Ribeirão Preto
Pierre Duarte/Folhapress Teori Zavascki dá palestra a estudantes em Ribeirão Preto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil