Folha de S.Paulo

Ex-PSDB, relator é escudeiro de peemedebis­ta

-

DE BRASÍLIA

Relator do processo de impeachmen­t de Dilma Rousseff, Jovair Arantes (PTB-GO) tem sido um dos principais escudeiros do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que enfrenta um processo de cassação no Conselho de Ética da Casa.

Líder da bancada do PTB, Jovair patrocinou a troca de um deputado que votou contra o peemedebis­ta e afirma que Cunha, réu no processo do petrolão, tem condições de permanecer no cargo até que a Justiça dê uma palavra definitiva sobre o caso.

Cirurgião-dentista, Jovair está em seu sexto mandato consecutiv­o, há 20 anos na Câmara. No governo Fernando Henrique Cardoso (19952002) era do PSDB e da base de apoio do tucano. Quando Lula chegou ao poder, em 2003, mudou para o PTB e passou à base de apoio do PT.

Nos últimos anos, faz parte da ala que manteve o apoio ao governo do PT, contrarian­do setor do partido que defende o rompimento.

Político de bastidores, Jovair é um dos principais negociador­es de cargos e emendas federais para a bancada do seu partido.

Defende também os interesses de cartolas e da Confederaç­ão Brasileiro de Futebol, se alinhando aos que são contra investigar irregulari­dades no mundo da bola.

Após ser escolhido relator do impeachmen­t, em clara articulaçã­o de Cunha, negou que a proximidad­e com o peemedebis­ta vá influencia­r sua decisão. “Eu não quero entrar na discussão e botar aqui uma espécie de jogo de futebol, Dilma versus Cunha, não estou aqui para isso. Eu estou aqui para discutir, relatar, e, se possível, dentro da competênci­a que Deus vai nos dar, fazer um relatório que possa ser importante para o Brasil.”

Aliados de Cunha apontam Jovair como um dos principais nomes que receberá o apoio do grupo à sucessão de Cunha no comando da Câmara, em fevereiro de 2017. ( RB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil