Folha de S.Paulo

Distribuía sorrisos e bolo de fubá

- GUILHERMIN­A MARTINS DE OLIVEIRA (1950-2016) FERNANDA PEREIRA NEVES CELINA SCHWARTZMA­N - FRANCISCO SCHWARTZMA­N - JOSÉ LASMAN - AMELIA KATZ - CECILIA GOLDENBERG - EFRAIM BOCK - Neste domingo (20), ERNST ISRAEL SCHAALMANN - Nes- ROZINHA BRAUER CUPER

Uma pequena janela no salão de um convento de Belo Horizonte mostrava o mundo para a pequena Guilhermin­a Martins de Oliveira. A adolescent­e, que estudava para ser freira, se apressava para terminar seus afazeres e corria para ver e conversar com as pessoas pela janelinha. A madre logo constatou: ela não tinha vocação para ser freira.

Foram dois anos no convento, mas Guilhermin­a gostava demais de conhecer pessoas, conversar, aconselhar.

Acabou conhecendo Gui- lherme, que também havia deixado o seminário após anos de preparação para virar padre. Apaixonara­m-se.

O trabalho do marido a levou para Curitiba, Rio e São Paulo, onde foi trabalhar no Instituto de Infectolog­ia Emilio Ribas —seu primeiro emprego. Como auxiliar de serviços, se apaixonou pelo local, pelas pessoas. Foram quase 30 anos percorrend­o, pequenina, os corredores do instituto. Sorrindo, papeando e servindo seu famoso chá. “O sorriso dela contagiava a todos”, afirma a filha Karla.

Com a morte do marido, em 1995, teve que se desdo- brar para criar os filhos. Usou as folgas para vender salgados e trabalhar como manicure, mas o sorriso nunca deixou seu rosto. Estava sempre animada e nunca reclamava.

Orgulhava-se dos filhos terem se formado e gostava de tê-los por perto. Se encontrava­m diariament­e para o café da manhã, em casa ou na padaria perto do trabalho. Às vezes, Guilhermin­a levava bolo de fubá, distribuíd­o também aos colegas de trabalho.

Morreu dia 13, aos 65, após um infarto fulminante. Deixa três filhos, a nora, dois genros, três netos e três irmãos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Neste domingo (20), às 10h, set. O, quad. 331, sep. 92.

Neste domingo (20), às 10h30, set. O, quad. 331, sep. 93.

Neste domingo (20), às 11h, set. R, quad. 410, sep. 131. MATZEIVA - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

Neste domingo (20), às 11h30, set. R, quad. 410, sep. 47.

Neste domingo (20), às 11h, set. R, quad. 392, sep. 145.

às 11h, set. B, quad. 09, sep. 25. te domingo (20), às 11h, set. R, quad. 401, sep. 35.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.br/ servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO E-mail: necrologia@uol.com.br

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil