Folha de S.Paulo

Primeiro Fla-Flu no Pacaembu teve dilúvio como vilão

Em 1942, mesmo adiado por um dia, clássico ocorreu sob forte chuva e com gramado ruim

-

Pela segunda vez na história, Flamengo e Fluminense jogarão o clássico carioca no Pacaembu, neste domingo (20), às 16h.

A primeira e última foi há 74 anos, em 1942, no Torneio Quinela de Ouro, uma versão do Torneio Rio-São Paulo, com apenas cinco times: Corinthian­s, Palestra (hoje Palmeiras), São Paulo e os dois clubes cariocas.

À época, o noticiário sobre a Segunda Guerra Mundial tomava os jornais. Ainda assim, o inédito duelo chamava muita atenção. A “Folha da Noite” manteve o jogo em destaque durante três dias.

“Desperta grande interesse esse prélio que dará continuaçã­o ao Torneio-Rio São Paulo”, destacava o jornal, no dia 11 de março.

“Esse espetáculo inédito [...] está fadado ao mais brilhante sucesso. Velhos rivais do ‘soccer’ carioca, tricolores e rubro-negros sempre que se encontram trazem a torcida debaixo de grande nervosismo, tal o empenho e disposição que ostentam”, dizia a “Folha da Noite” —em 1960, o jornal, “Folha da Manhã” e “Folha da Tarde” se unificaram, dando origem à Folha.

O encontro não foi tão bem -sucedido como se esperava. Marcado originalme­nte para 11 de março, a partida não pôde ser realizada por causa das fortes chuvas em São Paulo.

Na “Folha da Noite” do dia 12, a notícia: “Transferid­o para hoje com qualquer tempo o Fla-Flu”. E seguia: “As chuvas impediram a realização, na noite de ontem, do esperado prélio, um dos maiores atrativos do torneio”.

No dia seguinte, a chuva não cessou, mas o regulament­o do torneio exigia que o jogo fosse disputado naquela noite, impreteriv­elmente.

Sob chuva intensa, o campo não tinha condições de jogo, o que prejudicou a partida. No dia seguinte, o jornal anunciou que “as chuvas e o péssimo gramado impediram que se assistisse a uma boa partida” e criticou a falta de bom senso dos responsáve­is pela organizaçã­o.

“É bem verdade que o regulament­o do torneio prevê a obrigatori­edade de os jogos adiados serem disputados na noite imediata. Mas, acima de qualquer regulament­o, devem pairar o bom senso e o interesse público. Aliás, no caso também seria o interesse dos promotores [do jogo]”.

Quanto à partida, o resultado foi 0 a 0, com destaque para dois cartões vermelhos, um para cada lado. Segundo a publicação, “com maior desenvoltu­ra”, o Flamengo teria sido merecedor da vitória.

 ?? Fotos Marcus Leoni/Folhapress ?? Foto publicada pela “Folha da Noite” em 1942 com os atletas do Fluminense antes do jogo
Fotos Marcus Leoni/Folhapress Foto publicada pela “Folha da Noite” em 1942 com os atletas do Fluminense antes do jogo
 ??  ?? Jogadores do Flamengo no vestiário do Pacaembu em foto da “Folha da Noite” de 1942
Jogadores do Flamengo no vestiário do Pacaembu em foto da “Folha da Noite” de 1942

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil