Folha de S.Paulo

AGITAÇÃO CULTURAL

-

A exposição que seria aberta ontem no prédio da Fiesp e que foi adiada por causa dos protestos na avenida Paulista já estava pronta quando os organizado­res decidiram remarcá-la. Três artistas de Londres, que tinham chegado à cidade e participar­iam da inauguraçã­o da mostra “Vestígios Paulistano­s – Poética da Metrópole Distraída”, viajaram de volta sem cumprir a tarefa.

AGITAÇÃO 2

O Sesi, que organiza a exposição, afirmou que o adiamento foi “devido à situação atual do país e das manifestaç­ões recentes” na via e transferiu o evento para 6 de abril. Outras instituiçõ­es culturais da avenida, como o Masp e o Instituto Itaú Cultural, decidiram continuar abertas e manter a programaçã­o.

CÓDIGO ABERTO

A Caixa Econômica Federal vai investigar o uso de um computador da rede do banco estatal para mudar o nome do verbete “Casa Civil” na Wikipédia para “Casa da mãe Joana Civil”.

A alteração ocorreu na quinta (17), após a posse de Lula como ministro, e foi logo revertida por outro usuário.

CÓDIGO 2

A mudança foi detectada pelo Brasil WikiEdits, perfil no Twitter que monitora atualizaçõ­es na enciclopéd­ia virtual feitas a partir da rede do governo. A Caixa diz que poderá abrir um processo disciplina­r contra o responsáve­l, que pode sofrer advertênci­a, suspensão ou até demissão por justa causa.

NOS MUROS

Dois músicos do Maroon 5 fizeram um passeio de mais de cinco horas para ver arte de rua em São Paulo na quinta (17), antes do show na cidade. Jesse Carmichael e Sam Farrar foram à avenida 23 de Maio, ao Museu Aberto de Arte Urbana Central e ao Beco do Batman, levados por um guia da agência de luxo Flavia Liz Personal Guide. No ateliê do artista Fabio Biofa, eles também grafitaram.

BRILHO NACIONAL

O IMS (Instituto Moreira Salles) quer promover no exterior a fotografia feita por estrangeir­os no Brasil. A entidade inaugura em junho uma mostra de Marcel Gautherot em Paris, na Maison Européene de la Photograph­ie. O fotógrafo francês radicado no Brasil nunca foi exibido na França. O instituto também realiza neste ano a primeira mostra no Japão sobre o fotógrafo Haruo Ohara, que veio para o Brasil em 1929.

TERMÔMETRO

João Doria fechou parceria com Luiz Calainho para realizar atividades culturais nas férias de inverno em Campos do Jordão neste ano. O précandida­to do PSDB à Prefeitura de São Paulo e o empresário, dono da Musickeria, vão promover shows, festas, peças de teatro e exposições no Market Plaza, espaço que Doria mantém na cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil