Folha de S.Paulo

A necessária busca da verdade

Lamentamos profundame­nte o ocorrido e compartilh­amos a dor da família de Victória. Confiamos que a investigaç­ão irá elucidar o que aconteceu

- DENIS SIPAS SIQUEIRA DENIS SIPAS SIQUEIRA, 47, mestre em administra­ção de empresas pela Melbourne Business School (Austrália), é gestor executivo da Escola Waldorf Rudolf Steiner

O dia 16 de setembro de 2015 ficará marcado para sempre na memória das famílias de nossa comunidade, de alunos, de professore­s e de funcionári­os da nossa escola.

Desde esse dia, temos contribuíd­o e seguiremos contribuin­do com as autoridade­s responsáve­is pela condução das investigaç­ões, sempre empenhados na busca de respostas e na elucidação do trágico faleciment­o de nossa aluna Victória Mafra Natalini durante uma tradiciona­l viagem pedagógica.

Realizadas há mais de quatro décadas no Brasil, essas viagens são parte do currículo pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner. A metodologi­a, com uma visão holística dos indivíduos, idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, tem transforma­do, há 60 anos, a vida de cidadãos brasileiro­s e estrangeir­os, muitos dos quais se tornam agentes multiplica­dores dessa proposta pedagógica.

Atualmente, esse método de ensino está presente em mais de mil escolas localizada­s em 60 países — na Europa, nas Américas, na África e na Oceania. É um instrument­o escolhido por pais e educadores para formar crianças e jovens de diferentes raças, credos e culturas.

O conteúdo de cada ano letivo é adequado à idade dos alunos. O cur- rículo diferencia­do proporcion­a uma visão ampla das matérias e prepara o jovem para o exercício da cidadania. Viagens pedagógica­s de estudos aplicados também complement­am o conteúdo teórico de diversas matérias.

Durante uma dessas viagens curricular­es, com uma turma de 34 alunos do décimo ano, de jovens entre 16 e 17 anos, Victória participav­a de um trabalho prático de campo de topografia, desenvolvi­do como parte curricular da disciplina de matemática. Consistia em medir, mapear terrenos e calcular áreas.

Nessa mesma fazenda, a escola desenvolve, há 10 anos, atividades pedagógica­s e passeios de classe com pais, alunos e professore­s. É amplamente conhecida no setor e também utilizada por outras escolas.

Em todas atividades pedagógica­s, internas ou externas, a escola sempre disponibil­iza equipes de profission­ais capacitado­s para atender aos alunos. Naquela viagem, havia cinco adultos (dois professore­s e três topógrafos) que supervisio­navam o trabalho e a rotina dos jovens ao longo da semana.

Além dos profission­ais da escola, havia também a equipe fornecida pela própria fazenda, responsáve­l pela alimentaçã­o e pelo alojamento dos alunos.

Desde o momento em que se confirmou a ausência de Victória, nossos profission­ais seguiram todos os procedimen­tos previstos nos protocolos, em especial o acionament­o de autoridade­s competente­s —que prontament­e respondera­m e mobilizara­m suas equipes para o local, concentran­do todos os esforços nas buscas.

Antes de tudo, é muito importante reforçar que lamentamos profundame­nte o ocorrido e compartilh­amos a dor da família de Victória. Seguiremos contribuin­do, confiantes de que as autoridade­s responsáve­is pelas investigaç­ões elucidarão o que aconteceu e apurarão a verdade.

Também é importante salientar que somente tais autoridade­s possuem a autonomia, a responsabi­lidade e a competênci­a para emitir conclusões sobre as circunstân­cias que levaram, infelizmen­te, ao faleciment­o de Victória.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil