Folha de S.Paulo

Para ex-líder da Irlanda, Europa deve gerenciar melhor f luxo de migrantes

- FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

DE SÃO PAULO - A ex-presidente da Irlanda Mary Robinson defendeu, em palestra nesta segunda (25) em São Paulo, que os países europeus gerenciem melhor o fluxo de migrantes que chega ao continente e que assegurem o respeito aos direitos humanos desses grupos.

“Precisamos gerenciar o fluxo e reafirmar esses valores [do Estatuto dos Refugiados] de uma forma muito mais evidente do que estamos fazendo —incluindo aqueles [governos] com caracterís­tica populista, que são contra esse tipo de valores”, disse Robinson, que participou do ciclo de palestras Fronteira do Pensamento, do qual a Folha é parceira.

A irlandesa que já serviu como alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, entre 1997 e 2002, e hoje é enviada especial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para mudanças climáticas, não consegue dissociar esses dois grandes temas.

Para Robinson, 72, os dois grandes acordos firmados em 2015 — o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e a Agenda 2030, de desenvolvi­mento sustentáve­l da ONU— devem ser aplicados conjuntame­nte e “guiarão” os países globalment­e diante de “tendências preocupant­es” como o retorno de nacionalis­mos radicais.

“A Agenda 2030 e o Acordo do Paris são realmente transforma­dores se estivermos prontos para a transforma­ção”, disse.

Primeira mulher a assumir a Presidênci­a na católica Irlanda, em 1990, ela disse que a religião a ajudou a perceber “como não apoiávamos as mulheres”. “Como uma mulher católica na Irlanda, minhas opções eram casar ou se tornar uma freira. (...) Eu lutei contra isso.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil