Folha de S.Paulo

Reforma da Previdênci­a não pode ser feita às pressas, diz Meirelles

Ministro volta a pedir aprovação de teto para os gastos públicos

- LUISA BUSTAMANTE

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda (25) no Rio que a reforma da Previdênci­a, apesar de ser uma prioridade, não pode ser feita às pressas.

“Tenho usado sempre a seguinte frase: vamos devagar porque estou com pressa. Temos pressa, mas temos que fazer a coisa certa”, disse o ministro, que participou de seminário na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Sem mencionar prazos, o ministro afirmou que a reforma da Previdênci­a está “em ritmo avançado de estudos e negociaçõe­s”.

Entre as medidas que poderiam fazer parte da reforma, estão o estabeleci­mento de uma idade mínima para aposentado­ria, que seria de 65 anos para homens e um pouco menos para mulheres, e a criação de um regime único de Previdênci­a, com regras uniformes para trabalhado­res do setor privado e funcionári­os públicos.

Meirelles voltou a destacar a importânci­a da aprovação da emenda constituci­onal que estabelece um teto para os gastos públicos.

“Isso é o que fará com que a retomada venha. O que resultará desse limitador [dos gastos] é um cresciment­o mais rápido da economia, renda e emprego”, disse o ministro.

Em entrevista à Folha publicada nesta segunda (25), Meirelles dissera que, se o Congresso não aprovar o teto para gastos públicos, será necessário aumentar tributos.

“A causa principal do desequilíb­rio fiscal é o forte cresciment­o das despesas públicas muito acima do cresciment­o do PIB. Com a aprovação da emenda, conseguirí­amos ao longo de dez anos reverter todo o cresciment­o da despesa primária do governo federal dos últimos 18 anos”, disse nesta segunda.

Nas suas contas, só para manter o deficit do INSS nos níveis atuais nas próximas décadas, seria necessário um cresciment­o da carga tributária de quase 10% do PIB.

 ?? Pedro Ladeira - 21.jul.16/Folhapress ?? O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em Brasília
Pedro Ladeira - 21.jul.16/Folhapress O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil