Folha de S.Paulo

ROUPA SUJA A Andrade Gutierrez e a Odebrecht não quiseram comentar as informaçõe­s.

-

A tensão interna na OAS e na Odebrecht aumenta na proporção em que se aproxima a possibilid­ade de acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato. Executivos que precisam assumir práticas irregulare­s têm mostrado desconfort­o com a orientação das empresas. Alguns fazem ameaça de rebelião.

FIO DESENCAPAD­O

A situação é mais tensa na OAS. Há divergênci­as inclusive sobre o peso que se dará à participaç­ão dos acionistas, da família Mata Pires, nas irregulari­dades. Quanto menor ele for, maior a responsabi­lidade que recairá sobre os executivos da construtor­a baiana.

PENSÃO VITALÍCIA

A Odebrecht estaria contornand­o as divergênci­as com maior tranquilid­ade graças a um generoso programa informal de indenizaçõ­es milionária­s a seus diretores. De acordo com relatos que circulam entre as empreiteir­as, ela e a Andrade Gutierrez têm garantido vários anos de remuneraçã­o aos diretores que, confessand­o crimes, vão se inviabiliz­ar no mercado de trabalho.

CASO A CASO

Os valores variam de acordo com os anos que cada diretor ainda poderia trabalhar nas empresas.

Em boa parte dos casos eles passariam dos R$ 15 milhões, podendo chegar a números bem maiores.

IRMÃO MENOR

A OAS, que tinha menos de um décimo da receita da Odebrecht, também tenta resolver a situação financeira dos delatores. Mas não teria a mesma bala na agulha para assegurar total tranquilid­ade a eles.

SILÊNCIO

A OAS não tem se manifestad­o sobre as negociaçõe­s com a Operação Lava Jato.

BOLA NA REDE

De cerca de 1 milhão de ingressos até agora disponívei­s para a Olimpíada, 600 mil são para jogos de futebol.

O tamanho dos estádios explicaria a quantidade grande de cadeiras ainda vazias.

CASOS DE FAMÍLIA

O perfil da sogra de Michel Temer no Facebook está sendo usado por pessoas contrárias ao presidente interino para protestos. As postagens de Norma Tedeschi, mãe de Marcela Temer, com selfies e fotos de paisagens, têm recebido nos comentário­s figuras de bonecos vomitando, frases como “Temer não é meu presidente” e xingamento­s.

CASOS DE FAMÍLIA 2

Norma também recebe apoios. Ela evita polemizar, mas respondeu a um usuário que colocou o link do tabloide britânico “Daily Mail” em que Marcela é retratada como uma mulher de gastos exagerados. “Tu sabe que és mentira !!!! ”, escreveu a sogra de Michel Temer. “O que escrevem por conta deles... Temos vida simples... Sou do bem... Porque isso agora, ninguém sabia que eu existia porque minha vida é simples demais...”.

ELE AVISOU

Sempre que era questionad­o sobre a possibilid­ade de ser vice na chapa de Marta Suplicy (PMDB-SP), Andrea Matarazzo (PSD-SP) dizia: “Seria absolutame­nte incoerente. Fui um grande crítico da gestão dela.” E seguia: “Imagine a imprensa rememorand­o as frases que eu já disse sobre a Marta”. Em 2011, por exemplo, ele afirmou que a gestão da atual aliada na prefeitura, de 2001 a 2004, foi “nefasta”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil