Folha de S.Paulo

Fechando a porteira

O governo Temer estuda uma mudança na legislação da reforma agrária. O Planalto foi cobrado pelo Tribunal de Contas da União a sanar contradiçõ­es entre a lei e o decreto que tratam do tema. A Casa Civil pediu ao Incra e à Secretaria de Agricultur­a Familia

- com RENATA AGOSTINI e MARINA DIAS

Nem vem As seis maiores centrais sindicais publicam nesta terça (26) documento com ataques a pautas prioritári­as do governo Temer, como as reformas da Previdênci­a e da legislação trabalhist­a.

Caminho duro O texto inicial acusa um “desmonte nas políticas de inclusão” e chama uma “luta para combater ameaças”. “O governo tem proposto medidas que aprofundam cada vez mais o drama dos trabalhado­res”, escrevem Força Sindical, CUT, CTB, UGT, NCST e CSB.

Discurso afinado Michel Temer deu aval para as declaraçõe­s de Henrique Meirelles (Fazenda) sobre o inevitável aumento de impostos caso o Congresso não aprove o teto de gastos. O interino se irritou com rumores de que a PEC ficaria só para 2017 e exige aprovação ainda este ano.

Dessa vez passa Líderes de partidos da base aliada, por sua vez, disseram ter visto a fala de Meirelles como um “emparedame­nto” do Legislativ­o — mas nada que possa abalar imediatame­nte a relação com o Planalto.

Põe na tela Temer inicia nesta semana uma ofensiva para alavancar sua aprovação entre o eleitorado feminino. Gravou um comunicado para as redes sociais celebrando os dez anos da sanção da Lei Maria da Penha.

Ponte aérea O interino deve ir a São Paulo na semana que vem participar de uma ação sobre transplant­e cardíaco — tema que traz à tona a ordem para que a FAB dê prioridade ao transporte de órgãos e, por tabela, fustiga Dilma, que teve o uso de aeronaves controlado.

Nem aí Quem conversou com Dilma Rousseff nesta segunda-feira, em evento em Aracaju, diz que a petista se mostrou menos convicta sobre a proposta de chamar um plebiscito para novas eleições caso volte ao Planalto.

Fila indiana Sete possíveis delatores da Odebrecht já prestaram depoimento aos procurador­es da Lava Jato. Três deles são ex-diretores. A oitiva de Marcelo Odebrecht, ex-presidente do conglomera­do, será a última. Ainda não há uma data marcada.

Última que morre Dirigentes do PRB avaliam que há argumentos jurídicos promissore­s para a defesa de Celso Russomanno no Supremo Tribunal Federal. Advogados estudam se é possível pedir até mesmo a prescrição do suposto crime.

Já foi O PTB até pediu, mas não conseguiu acertar com o PRB uma aliança para a disputa proporcion­al em São Paulo. Dirigentes do partido de Russomanno afirmaram que já haviam registrado no TRE a chapa de vereadores coligada apenas ao PSC.

A vaca voou Fechada a chapa Marta Suplicy-Andrea Matarazzo, multiplica­ram-se rapidament­e as piadas. Um tucano lembrou que Andrea dissera que seria mais fácil uma vaca voar a ele aceitar ser vice da peemedebis­ta.

Em série Outro apelidou a nova coligação à Prefeitura de São Paulo de “Indústrias Reunidas Matarazzo” — Marta já foi casada com o ex-senador petista Eduardo Suplicy, que tem o mesmo sobrenome do vereador do PSD.

Visita à Folha Mauro Gomes Aranha de Lima, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, visitou a Folha nesta segunda (25). Estava acompanhad­o de Chico Damaso, assessor de comunicaçã­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil