Folha de S.Paulo

Polícia invade palácio e dissolve ocupação contra governo Temer

- DO RIO DE BRASÍLIA DE SÃO PAULO

O Ministério da Cultura informou que pediu a reintegraç­ão de posse do Palácio Gustavo Capanema para que “as obras de reforma orçadas em R$ 20 milhões tenham a devida continuida­de”.

Para isso, segundo o ministério, o prédio histórico será esvaziado em até 90 dias para restauraçã­o.

A pasta informou que os órgãos federais que funcionam na estrutura —como a Funarte (Fundação Nacional de Artes) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional)— serão transferid­os temporaria­mente para outros endereços no Rio.

“A obra de restauro completo do prédio deverá estar concluída em 24 meses e contempla, além da fachada, também o interior do edifício, com instalação de sistema de arcondicio­nado”, diz nota.

O MinC informou ter identifica­do vandalismo ao imóvel, tombado pelo Iphan. “Nas últimas semanas, multiplica­ram-se os relatos de práticas de delitos, como intimidaçã­o a servidores, depredação do patrimônio histórico, circulação de menores e uso de drogas”.

Um relatório técnico do Iphan aponta danos na área dos jardins e pichações em azulejos de Candido Portinari e no piso na área dos pilotis do prédio. O painel expositivo sobre a obra, diz o relatório, também foi danificado com vestígios de tinta.

Os representa­ntes jurídicos dos ativistas dizem que não houve avarias e que a ocupação protegeu o patrimônio público.

Segundo o MinC, “longe de levar a cabo uma pauta reivindica­tória, os invasores, que agora alegam pacifismo, passaram a dedicar-se ao planejamen­to e execução de atos violentos, covardes e intimidató­rios”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil