Folha de S.Paulo

Bush jovem apoia Trump, que ganha rival

-

Donald Trump recebeu umgolpeeum­afagorepub­licano nesta segunda-feira (8). Primeiro, recebeu o apoio de um dos integrante­s da família Bush.

Não se trata dos ex-presidente­s George H. W. Bush, o pai, ou George W. Bush, o filho. Esses continuam contra o presidenci­ável republican­o e nada indica uma trégua.

Quem decidiu dar um voto de confiança ao bilionário foi George P. Bush. Ele é filho mais velho do ex-governador da Flórida Jeb Bush, que já foi considerad­o preferido da cúpula da legenda para a disputa presidenci­al e perdeu para Trump nas prévias.

“Para o ‘time Bush’, [Trump] é uma pílula amarga. Mas sabe o quê? Você ajuda o homem que venceu e garante que consigamos deter Hillary Clinton”, afirmou no fim de semana para uma plateia republican­a de seu Estado.

A “pílula Trump” já ficou entalada na garganta dos Bush em várias ocasiões. Em fevereiro, ele acusou Bush filho de mentir sobre a existência de armas de destruição de massa no Iraque e definiu a guerra no país, iniciada pelo ex-presidente em 2003, como “um grande erro”.

Conhecido por apelidar desafetos, Trump criou um para o irmão do ex-presidente que, segundo analistas, ajudou a afundar sua pré-candidatur­a: Jeb Baixa Energia.

Comissário de terras no Texas, o filho do ex-governador disse para a plateia texana que “muitos nesta sala” tinham mágoas por causa das prévias. “É hora de deixar isso de lado.”

Alguns, como Evan McMullin, não conseguem. Ex-agente da CIA (agência de inteligênc­ia americana) e ex-assessor do Partido Republican­o na Câmara dos Deputados, ele anunciou nesta segunda que será candidato independen­te à Casa Branca.

“Em um ano em que os americanos perderam a fé nos candidatos dos dois partidos majoritári­os, é tempo para uma geração de novas lideranças.”

McMullin, porém, perdeu o prazo para aparecer nas cédulas eleitorais da maioria dos Estados. (AVB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil