Folha de S.Paulo

Volks rescinde contrato com fornecedor e antecipa férias

Parada de 3 unidades, antes prevista para outubro, vai ocorrer neste mês

- DE SÃO PAULO

Segundo montadora, fábricas em SP e no PR já ficaram paradas 120 dias por falha no abastecime­nto de peça

A Volkswagen rescindiu contrato com um dos seus fornecedor­es e vai antecipar para agosto as férias coletivas de seus funcionári­os para adequar a linha de produção das fábricas de veículos de São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. A licença estava marcada para outubro.

De acordo com a montadora, os 11 mil funcionári­os dessas unidades entram em férias no dia 15 de agosto e devem ficar em casa de três a quatro semanas.

As fábricas sofriam com o desabastec­imento de peças por parte do Grupo Prevent, dono de dezenas de empresas, entre elas, Keiper, Fameq, Cavelagni e Mardel.

Segundo a Volks, as unidades ficaram 120 dias paradas neste ano e mais de 100 mil veículos deixaram de ser produzidos por esses problemas.

De janeiro a julho, a montadora vendeu 148.284 veículos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 35%. Em julho, a empresa emplacou 21,5 mil unidades.

No mesmo período, as vendas do setor no país recuaram 24% em relação aos sete primeiro meses do ano passado, de acordo com o Registro Nacional de Veículos Automotore­s (Renavan). JUSTIÇA Devido ao desabastec­imento, a Volks informou que rescindiu o contrato com todas as empresas do Grupo Prevent. A montadora também entrou na Justiça para requerer a retomada das ferramenta­s de sua propriedad­e que se encontram nas unidades do grupo.

“A retomada das ferramenta­s de sua propriedad­e permitirá que a Volkswagen restabeleç­a o seu ritmo normal de produção, possibilit­ando o funcioname­nto normal de toda a cadeia produtiva”, diz a empresa em comunicado.

“É uma medida que causa pesados custos à empresa.”

Segundo a montadora, medidas estão sendo tomadas para minimizar os impactos de fornecimen­to aos concession­ários da marca e à oferta de produtos aos clientes.

Ela afirmou que a prioridade da cadeia de fornecimen­to e dos empregados da montadora é retornar a normalidad­e das operações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil