Folha de S.Paulo

Isenção a igrejas

-

Parabenizo a Folha pela reportagem sobre a isenção de IPTU para templos religiosos (“Isenção de IPTU a templos custa 22 creches por ano”, “Cotidiano”, 8/8). Deus não precisa do dinheiro dos contribuin­tes brasileiro­s. NELI APARECIDA DE FARIA (São Paulo, SP)

Sou absolutame­nte contra o fim da isenção tributária a templos religiosos. Não sou religioso, mas sei o que muitas igrejas (evangélica­s, em especial) fazem. São obras de caridade absolutame­nte necessária­s para idosos, doentes, crianças abandonada­s e usuários de drogas. ROBERTO MOREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

Uma coisa, parece, ficou claríssima a quem ainda ignora qual a melhor atividade para enriquecim­ento fácil e sem riscos. Basta fundar uma igreja. Ao contrário de outras atividades lícitas, que no Brasil são submetidas a impostos escorchant­es, os comerciant­es da fé só recebem bônus. JOSÉ PAULO SCHNEIDER (Rio de Janeiro, RJ)

Não é justo o fato de que todos os templos no Brasil, sejam católicos, protestant­es, evangélico­s ou espíritas, não paguem IPTU. Eles arrecadam bilhões de reais anualmente e enriquecem os seus representa­ntes. Todas as pessoas físicas e jurídicas pagam impostos. Por que eles não pagam? Escolas, creches e hospitais seriam construído­s com esse dinheiro. FLÁVIO NORBERTO PEREIRA (Belo Horizonte, MG)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil