Folha de S.Paulo

Crivella sai na frente no Rio; três rivais estão em 2º

- DE SALVADOR

Leite lidera em BH; Recife tem empate

O senador Marcelo Crivella (PRB) lidera pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura do Rio com 28% da preferênci­a do eleitorado, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta (26).

Em segundo lugar estão tecnicamen­te empatados o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), com 11%, o também estadual Flávio Bolsonaro (PSC), com 9%, e a deputada federal Jandira Feghali (PC do B), com 7%.

O candidato do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), aparece com 5%.

Crivella busca pela terceira vez a Prefeitura do Rio. Ele tenta superar a rejeição ao seu nome em razão do vínculo com a Igreja Universal, da qual é bispo licenciado. Segundo a pesquisa, 22% não votariam no candidato.

Pedro Paulo é o candidato mais rejeitado, com 28%. Ele foi alvo de investigaç­ão sob suspeita de agressão contra a ex-mulher. O caso foi arquivado recentemen­te no Supremo Tribunal Federal.

O Datafolha mostra que 31% do eleitorado aprovam a gestão de Paes, um recuo de seis pontos percentuai­s em relação a julho de 2014, mês da última pesquisa. Segundo o instituto, 42% avaliam como regular a administra­ção Paes, enquanto 26% reprova. BELO HORIZONTE A corrida em Belo Horizonte começa com o candidato do PSDB, João Leite, à frente com 26%, quase o dobro do segundo colocado, Alexandre Kalil (PHS), que tem 14%, segundo o Datafolha.

Em seguida, seis estão empatados. Um deles, Délio Malheiros (PSD), vice-prefeito apoiado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), tem 3%.

Segundo o Datafolha, Lacerda tem a gestão considerad­a boa ou ótima por 36% dos eleitores. Outros 23% acham que a administra­ção dele é ruim ou péssima. Já 39% considerar­am a atuação do prefeito como regular. RECIFE O ex-prefeito João Paulo Lima (PT) e o prefeito Geraldo Julio (PSB) lideram a sucessão para a Prefeitura de Recife com 32% e 28% respectiva­mente, aponta o Datafolha.

Apadrinhad­o de Eduardo Campos, morto em 2014, Julio disputa a reeleição. João Paulo —prefeito entre 2001 e 2008— é uma das principais esperanças do PT nas capitais.

Julio é aprovado por 30%. Outros 45% o consideram regular e 22% dizem reproválo.

(ITALO NOGUEIRA, JOSÉ MARQUES E JOÃO PEDRO PITOMBO)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil