Folha de S.Paulo

Com novos marqueteir­os, candidatos estreiam programa de TV

Horário eleitoral gratuito começa nessa sexta-feira em todo o país; em São Paulo, nomes desconheci­dos cuidam das campanhas

-

A propaganda eleitoral estreia nesta sexta-feira (26) sem as grandes estrelas do marketing político. A relativa escassez de recursos, provocada pela proibição de doações empresas privadas, e a sombra da operação Lava Jato espantou de São Paulo os principais marqueteir­os.

Sob o comando de novos publicitár­ios, os principais candidatos da corrida pela Prefeitura de São Paulo apostarão em diferentes estratégia­s para aproveitar o tempo de propaganda gratuita.

Duda Lima, que trabalhou nas campanhas do deputado federal Tiririca (PR-SP), é o responsáve­l pelo marketing do líder nas pesquisas eleitorais, Celso Russomanno (PRB).

Com o slogan “São Paulo sabe, a gente resolve”, ele reforçará a imagem de defesa do consumidor do deputado e focará na área da saúde.

Uma das novas propostas é criar um prontuário eletrônico. A ideia consiste na entrega de um cartão com chip aos pacientes do sistema público, com dados como internaçõe­s e vacinas.

Embora tenha sido ponto de discórdia entre a direção do PT e a equipe de comunicaçã­o da campanha à reeleição do prefeito Fernando Haddad, a saúde também será um dos temas dos primeiros programas do petista.

Os comerciais são comandados por Angela Chaves, que, como diretora da Link Propaganda, trabalhou nas peças publicitár­ias do Minis- tério da Educação quando Haddad era o chefe da pasta.

Com o slogan “É mais São Paulo. É diferente”, Haddad se dedicará à prestação de contas de seu governo, evitando o debate nacional.

Ele admitirá que houve um deficit de comunicaçã­o em seu governo, mas alegará que a medida foi adotada para economizar as verbas em publicidad­e e equilibrar as contas em plena crise.

Marqueteir­o de Marina Silva na eleição presidenci­al de 2014, o publicitár­io Lula Guimarães mostrará João Doria (PSDB) como o empresário que venceu adversidad­es, prosperou na iniciativa privada e pretende empregar seu talento como executivo.

Os primeiros programas e inserções de TV serão mais biográfico­s, falando da adolescênc­ia do empresário, período que teria sido árduo.

O jornalista Alexandre Oltramari, que integrou a equipe de marketing político da pré-campanha do tucano Aécio Neves à presidênci­a da República, em 2013, levará a senadora Marta Suplicy (PMDB) para a TV com o slogan “Coragem para Mudar”. A candidata tem feito diversas gravações na periferia de São Paulo, onde desfruta de mais popularida­de.

Nas palavras de Pedro Ekman, marqueteir­o da deputada federal Luiza Erundina (PSOL), a primeira aparição no horário eleitoral será “um protesto silencioso de quem foi silenciado” —referência ao fato de ela não ter sido convidada para debates.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil