Folha de S.Paulo

Haddad dribla proibição de inaugurar obra com ‘vistoria’

Prefeito faz ‘visita técnica’ a centro de saúde na véspera de sua abertura

- GIBA BERGAMIM JR.

Evento foi divulgado nas agendas de prefeito e de campanha dele, que é candidato à reeleição em São Paulo

Um dia antes da inauguraçã­o de uma UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o) em homenagem a um dos maiores ídolos do Corinthian­s, o prefeito Fernando Haddad (PT) fez uma “vistoria técnica” no novo centro médico, em Itaquera (zona leste), na tarde desta quinta-feira (25).

Ao lado do secretário de Saúde, Alexandre Padilha, e de Andrés Sanches, deputado federal (PT-SP) e ex-presidente do Corinthian­s, o candidato à reeleição percorreu dependênci­as da unidade e posou para fotos ao lado leitos e equipament­os hospitalar­es.

A UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o), que funcionará 24 horas, será inaugurada nesta sexta e vai se chamar 26 de Agosto, dia do primeiro gol de Sócrates pelo Corinthian­s, contra a Ferroviári­a, de Araraquara, em 1978.

Questionad­o pela Folha ,o prefeito disse que a visita não era de campanha e que tratava-se de uma vistoria técnica. Agentes públicos não podem participar de inauguraçõ­es de obras, de acordo com a legislação eleitoral.

“Vim aqui junto com os conselheir­os [de saúde] da região para uma vistoria técnica, pois a unidade abre ao público amanhã [sexta, 26]”, afirmou. O evento foi divulgado na agenda oficial dele de prefeito e também na de candidato, por meio de comunicado à imprensa.

No lado de fora, Haddad abraçou moradores da região, correligio­nários e futuros funcionári­os da unidade na frente de um grafite retratando o jogador —morto em 2011— com a camisa da seleção brasileira e uma faixa branca na cabeça, adereço usado no jogo entre Brasil e Espanha na Copa de 1986.

Segundo Haddad, esta é a terceira UPA –iniciativa na área de saúde em parceria com o governo federal– instalada na cidade.

“São Paulo não tinha UPAs, apesar de o governo federal estimular há alguns anos a instalação delas no Brasil inteiro. Abrimos uma no Campo Limpo, uma no Jabaquara [ambas na zona sul], essa aqui é a terceira e temos 12 em construção”, disse.

As UPAs são considerad­as mini-hospitais, com equipament­os similares aos de UTIs.

A abertura da UPA ocorre três dias depois do encerramen­to das atividades da AMA (Assistênci­a Médica Ambulatori­al) Santa Marcelina. Segundo o secretário Padilha, não fazia sentido manter os dois serviços, já que a UPA tem serviço mais detalhados do que a AMA.

No entanto, segundo ele, o Pronto-Socorro do Hospital Santa Marcelina continua atendendo normalment­e.

Sobre o início da campanha eleitoral na TV nesta sexta, Haddad disse que a ideia central é mostrar o que foi feito em sua gestão.

“O governo tem que se apresentar, basicament­e dizer o que fez, porque tivemos pouco investimen­to em comunicaçã­o”, disse.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Haddad tira foto de fachada de centro de saúde em Itaquera
Rivaldo Gomes/Folhapress Haddad tira foto de fachada de centro de saúde em Itaquera

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil