Folha de S.Paulo

Vice-ministro boliviano é morto por manifestan­tes

Informação foi confirmada pelo governo; Illanes fora retido por mineiros horas antes

-

O vice-ministro do Interior boliviano, Rodolfo Illanes, foi morto por mineiros que protestam há três dias na região de Panduro, no oeste do país.

A notícia tinha sido divulgada na noite de quinta (25) por um jornalista de uma rádio ligada aos mineiros, mas a morte só foi confirmada horas depois pelo ministro do Interior, Carlos Romero.

“Todos os indícios indicam que o nosso vice-ministro Rodolfo Illanes foi covarde e brutalment­e assassinad­o”, disse Romero à imprensa.

Segundo o jornalista Moisés Flores, diretor da rádio Fedecomín, que disse ter visto o corpo do político, ele teria sido espancado até a morte.

Illanes foi sequestrad­o na tarde de quinta pelos mineiros, que ocupavam uma estrada em protesto à prisão de dez colegas. O vice-ministro estava no local justamente para dialogar com o grupo.

Mais cedo, ele chegou a falar à rádio local Pio 12, dizendo que não tinha sido maltratado pelo grupo e elencou as exigências feitas pelos mineiros para sua libertação. Uma delas era a saída da polícia do local. Na quarta (24), houve confrontos entre mineiros e policiais, e ao menos dois manifestan­tes morreram.

Antes disso, Romero havia dito a jornalista­s que Illanes fora “sequestrad­o” por manifestan­tes que estariam ameaçando “começar a torturá-lo”.

Um dirigente do setor, Agustín Choque, citado pela rádio Compañera, respondeu que o vice-ministro não estava sequestrad­o, mas “apenas retido”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil