Folha de S.Paulo

Fabricante testa táxi sem motorista em Cingapura e quer iniciar vendas até 2018

-

público desse tipo de serviço.

A nuTonomy, empresa que desenvolve­u o modelo, convidou um grupo de pessoas selecionad­as para baixar seu aplicativo e testar gratuitame­nte o “táxi-robô”.

A ideia é obter a opinião dos usuários antes de lançar oficialmen­te o serviço, daqui a dois anos —o projeto é uma parceria da nuTonomy e o go- verno de Cingapura.

“Este é realmente um momento na história que vai mudar como as cidades são desenvolvi­das, como nós realmente olhamos para nosso entorno”, disse o executivo da nuTonomy Doug Parker.

O teste, em um distrito financeiro da localidade, foi realizado em um carro elétrico Mitsubishi i-MiEv, com um engenheiro sentado ao volante para monitorar o sistema e assumir o controle do veículo, se necessário.

Segundo a nuTonomy, o teste, que será feito de forma continuada, foi realizado após experiment­os privados que começaram em abril.

Parker afirmou que espera ter cem táxis atuando comercialm­ente na cidade até 2018. A nuTonomy é uma das muitas companhias que se lançaram na corrida pelos veículos autônomos, marcada por alianças entre montadoras e empresas de tecnologia.

Na semana passada, a sueca Volvo informou que fechou parceria de US$ 300 milhões com o serviço de transporte­s urbanos Uber para desenvolve­r um carro autônomo.

A israelense Mobileye NV afirmou que seu veículo, desenvolvi­do com a Delphi Automotive, estaria pronto para produção até 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil