Folha de S.Paulo

Ex-diretor de gestora do Municipal restituirá verba

- GUSTAVO FIORATTI

William Nacked fez acordo de delação FOLHA

O ex-diretor do IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Cultural), William Nacked, assumiu com o Ministério Público e a Justiça o compromiss­o de devolver aos cofres públicos o valor de cerca de R$ 4 milhões.

Investigad­o por irregulari­dades nas contas do Theatro Municipal de São Paulo, Nacked fechou acordo de delação premiada. Ele confessou participaç­ão em esquema que inclui superfatur­amento de produtos culturais e uso de notas frias.

O IBGC é a organizaçã­o social que administra o Theatro Municipal.

Nacked foi afastado de seu cargo em fevereiro deste ano, dois meses após o início das investigaç­ões na Controlado­ria Geral do Município e no Ministério Público Estadual. Também é investigad­o José Luiz Herencia, antigo diretorger­al da Fundação Theatro Municipal, que pediu sua exoneração em novembro de 2015.

A delação de Herencia no início do ano forneceu elementos para que se investigas­se o maestro John Neschling, diretor artístico da casa. A suspeita sobre o maestro, porém, tem outra natureza: tanto no Ministério Público como em CPI na Câmara dos Vereadores, ele responde por conflito de interesse, uma vez que intermedio­u a contrataçã­o de peças vendidas pelo mesmo agente que o representa no exterior.

Neschling disse, em sessão na CPI, que é agenciado por mais de um empresário e que a grade do Municipal não privilegia nunca um mesmo agente. Procurado, o advogado de William Nacked afirmou que só se manifestar­á nos autos do processo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil