Folha de S.Paulo

Apesar de algumas boas piadas, ‘Pets’ se contenta em ser uma animação a mais

- RICARDO CALIL

FOLHA

O título e o trailer de “Pets - A Vida Secreta dos Bichos” prometem algo mais interessan­te do que o filme entrega.

A promessa é uma comédia sobre o que fazem os animais de estimação quando seus donos não estão olhando.

O trailer nos mostra alguns bichos fazendo aquilo que se espera deles, como um fox terrier que aguarda seu dono voltar à porta de casa ou um gato que assalta a geladeira.

E outros contrarian­do nossas expectativ­as, como um poodle que ouve heavy metal e um basset que recebe massagem de uma batedeira.

Mal comparando, há algo nessa premissa de Jacques Tati, o cineasta e comediante francês que arrancava sua graça da incompetên­cia ou da criativida­de para cumprir as tarefas mais cotidianas.

O começo de “Pets” oferece um vislumbre do que poderia ser essa animação do trailer, calcada sobretudo em gags visuais inspiradas pela observação carinhosa do comportame­nto dos bichos.

Mas, como se trata de um produto hollywoodi­ano (dos mesmos criadores do bacana “Meu Malvado Favorito”), algumas convenções se impõem. A primeira é a mensagem: respeito à diversidad­e.

Esse discurso se traduz no conflito central, entre os cachorros Max e Duque. O primeiro era o rei da casa até que o segundo é adotado. Isso leva a uma série de confrontos e a uma resolução previsível.

A segunda convenção é a da trama. É preciso correr freneticam­ente, como se a plateia sofresse de déficit de atenção.

Para tanto, o filme joga Max e Duque na conspiraçã­o de um coelho revoltado que cria um exército de animais abandonado­s para se vingar dos bichos de estimação.

Em dado momento, “Pets” se torna um filme de perseguiçã­o de carros —o que não é um problema em si, mas também não é novidade. Havia um filme original, talvez até ousado, a ser feito. Mas, apesar de algumas boas piadas, personagen­s simpáticos e apuro visual, “Pets” se contenta em ser uma animação a mais. (THE SECRET LIFE OF PETS) DIREÇÃO Y. Cheney e Chris Renaud PRODUÇÃO EUA/ Japão, 2016, livre QUANDO em cartaz AVALIAÇÃO bom

 ?? Divulgação ?? O pug Mel na animação ‘Pets - A Vida Secreta dos Bichos’
Divulgação O pug Mel na animação ‘Pets - A Vida Secreta dos Bichos’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil