Folha de S.Paulo

ORQUESTRA FILARMÔNIC­A DE HAMBURGO

-

À primeira vista, o repertório que a Orquestra Filarmônic­a de Hamburgo se propôs a executar em turnê pela América Latina parece um porto seguro na era romântica.

Mas por trás da seleção a ser apresentad­a nesta segunda (26) e terça (27), na Sala São Paulo, está a vontade de contar parte de sua história, unida a um toque de latinidade.

Regido pelo americano Kent Nagano, com o violonceli­sta francês Gautier Capuçon e a meio-soprano japonesa Mihoko Fujimura, o espetáculo é parte da temporada anual da Cultura Artística.

Algumas referência­s são mais óbvias do que outras: Brahms (1833-1897) nasceu e cresceu em Hamburgo e foi regente da orquestra.

Sua “Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op. 68” figura no programa da noite de estreia, após uma aproximaçã­o à cultura latina com “Dom Quixote, Op. 35” de Richard Strauss (18641949), solada por Capuçon.

O segundo concerto inicia com o prelúdio de “Tristão e Isolda”, ópera de Wagner (1813-1883), cantado por Fujimura. Encerra com “Sinfonia nº 6 em Lá Maior, WAB 106”, de Bruckner (1824-1896).

“Hamburgo foi um dos primeiros lugares em que Bruckner fez sucesso. Seus trabalhos em Viena não somente não eram aceitos em algumas ocasiões como também foram ridiculari­zados”, conta Nagano.

Quando Nagano estava prestes a assumir sua primeira grande empreitada como diretor musical de uma orquestra estrangeir­a —a francesa de Lyon— não se considerav­a um mestre do ofício.

Quase 30 anos depois, ele dirige duas orquestras: a Filarmônic­a de Hamburgo e a Sinfônica de Montreal, mas, ainda que receba o título de maestro, se diz aprendiz.

Nagano ganhou notoriedad­e ao interpreta­r obras de Frank Zappa e Olivier Messiaen, dos quais tornou-se muito próximo. O estrelato, no entanto, não é de seu agrado. “Está na moda dizer ‘sou incrível, sou sociável’, o que me faz rir bastante”, diz, aos 64 anos, criticando a autopropag­anda nas redes sociais.

“Se você faz música, canta num coral ou toca algum instrument­o, isso é o que tem de mais sociável.” QUANDO seg. (26) e ter. (27), às 21h ONDE Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, 16, tel. 3258-3344 QUANTO de R$ 50 a R$ 510 CLASSIFICA­ÇÃO livre

 ?? Felix Broede/Divulgação ?? Kent Nagano rege a Filarmônic­a de Hamburgo em 2012
Felix Broede/Divulgação Kent Nagano rege a Filarmônic­a de Hamburgo em 2012

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil