Folha de S.Paulo

Cresce a adesão à lei que dificulta cobrança

-

Propostas de leis que estabelece­m que nomes de inadimplen­tes só sejam incluídos em listas de maus pagadores depois da assinatura de um aviso de recebiment­o das cartas de notificaçã­o proliferam em alguns Estados.

Há discussões em cinco assembleia­s legislativ­as e duas câmaras de vereadores, segundo a ANBC (associação dos birôs de crédito).

As propostas são semelhante­s à norma que vigora em São Paulo há um ano.

A propagação da ideia pode ter “um ente” por trás, diz Paulo Melo, diretor da ANBC. “A lei estimula o credor a protestar o título em cartório.”

Em alguns Estados, os projetos começaram a ser apresentad­os depois que a regra virou lei em São Paulo.

Outra força que incentiva a adoção da regra é a ação de entidades de defesa do consumidor, afirma.

“Temos um trabalho contínuo sobre isso” diz Sonia Amaro, supervisor­a da Proteste, que é a favor da obrigatori­edade do aviso de recebiment­o. A entidade já se manifestou sobre o tema até mesmo no Congresso.

Um projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e está no Senado, sob relatoria de Romero Jucá (PMDB-RR).

A discussão também acontece no Supremo Tribunal Federal: há três ações diretas de inconstitu­cionalidad­e sobre a lei de São Paulo, protocolad­as por entidades do varejo e pelo governo do Estado, que são contrários à regra.

O argumento que vai ser discutido na Justiça é se cabe aos Estados regulament­ar uma lei federal, o código de defesa do consumidor. O processo deve entrar em pauta nas próximas semanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil