Folha de S.Paulo

Setor de cosmético mira Oriente Médio

Venda para a região cresceu quase 20% em 2015; área quer aumentar exportação após queda interna no consumo

- BRUNO BENEVIDES

Hoje maior parte dos produtos vai para a América Latina; China e Japão também são mercados atraentes

Para elevar o faturament­o, o setor brasileiro de cosméticos e produtos de beleza quer aumentar a exportação de seus produtos. E o maior alvo é o mercado asiático, em especial o Oriente Médio.

As vendas para a região cresceram 19,1% em 2015 em relação a 2014 (veja mais no gráfico ao lado).

“Após a Copa e a Olimpíada, a imagem do Brasil está boa. Produtos que têm ligação com a Amazônia, com a natureza, têm boa entrada no exterior”, diz Thiago Brandão Farias, do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “É um bom momento para planejar e buscar essas oportunida­des no mercado internacio­nal”, completa ele.

Depois de um cresciment­o médio anual de 11,4% nos últimos 20 anos, o setor nacional de cosméticos e produtos de beleza e higiene teve uma queda em 2015.

Apesar disso, Farias considera que essa ainda é uma das áreas mais promissora­s para novos negócios no país devido ao potencial de expansão. “O Brasil está descobrind­o o mercado asiático. Lá há uma procura pela qualidade de vida brasileira, a nossa natureza”, afirma ele. Ele cita China e Japão como mercados atraentes.

Hoje as vendas estão concentrad­as na América Latina. Os dez países que mais recebem produtos brasileiro­s estão na região —e compram 80% de tudo que é exportado pelo setor. A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) intensific­ou desde 2014 os esforços da Beautycare Brazil, iniciativa que dá suporte a empresas que queiram exportar.

É esse o caso da Shinsei. Em operação desde 2002, a empresa de São Paulo já fez vendas pontuais para Alemanha e Oriente Médio, mas agora pretende estabelece­r um fluxo regular e participa

Fábrica da Surya Brasil, no Jardim Raposo Tavares, em São Paulo

 ?? Avener Prado/Folhapress ??
Avener Prado/Folhapress
 ?? Diego Padgurschi/Folhapress ?? Toshihiro Asamura no escritório da Shinsei em São Paulo
Diego Padgurschi/Folhapress Toshihiro Asamura no escritório da Shinsei em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil