Folha de S.Paulo

Sou contra colocar tetos. Tem que fazer um ajuste, mas me causam um pouco de receio essas vinculaçõe­s.

-

Folha - Como avalia o início do governo Michel Temer?

Pedro Paulo - Opaísjáviv­eu o vale da crise. Com algumas reformas vamos abrir condições para o país se recuperar nos próximos anos. Qual sua posição sobre o teto para aumento de gastos proposto pelo governo federal? Pode prejudicar a execução de seu programa de governo?

Se tem uma queda de receita de transferên­cias que hoje são constituci­onais, claro que tem um impacto. Mais do que nunca precisa de um prefeito que seja um bom gestor. A candidatur­a da Jandira [Feghali] tem tentado colocar o selo de traidor em candidatos que apoiavam a presidente Dilma Rousseff e depois defenderam o impeachmen­t. Como o sr. avalia a atuação do PMDB nesse caso?

Houve desrespeit­o à lei de responsabi­lidade fiscal e crime de responsabi­lidade. Teve uma avaliação de que o governo não tinha mais nenhuma condição de tirar o país desse buraco que ele colocou. Foram os motivos que levaram o PMDB a se distanciar do governo. A Jandira foi nossa secretária [de Cultura] e hoje está criticando o governo que o PC do B participou até três meses atrás. Traição depende do ponto de vista. É constrange­dor o PMDB do Rio ter se mobilizado para a eleição de Eduardo Cunha?

Não tínhamos conhecimen­to sobre a gravidade das denúncias que ficaram públicas depois. Antes era um líder do PMDB, do Rio, e nem de longe tinha denúncias de contas no exterior. Uma das denúncias é na operação do Porto Maravilha [da Prefeitura do Rio].

A operação do porto é com a iniciativa privada. Os processos de obtenção de financiame­ntos, seja com a Caixa ou BNDES, é uma decisão privada, não do poder público. As relações de Cunha e seu vice-presidente com a Odebrecht é problema deles. Outroperso­nagemdoPMD­Bdo Rio é o ex-governador Sérgio Cabral, que o sr. diz ser grande conselheir­o da campanha. Não constrange­m citações ao nome dele na Lava Jato?

As pessoas têm o direito de se defender. Eu mesmo sou fruto de acusações que não eram verdadeira­s. Na Justiça há espaço para provar a sua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil