Folha de S.Paulo

Obama tem 1º veto derrubado pelo Congresso

- MARCELO NINIO

O Congresso americano derrubou por ampla maioria nesta quarta (28) o veto do presidente Barack Obama a uma lei que abre caminho para que familiares de vítimas do 11 de Setembro processem o governo da Arábia Saudita.

Foi um golpe político para Obama e a primeira vez que ele teve um veto anulado em sua gestão.

A legislação abre uma exceção no princípio legal da soberania de países estrangeir­os para permitir ações contra o governo saudita por um suposto papel nos atentados.

O senador democrata Charles Schumer, um dos líderes do governo no Congresso, foi um dos co-autores da lei. Schumer representa o Estado de Nova York, onde quase 3 mil pessoas morreram nos ataques às Torres Gêmeas.

“Derrubar um veto presidenci­al não é algo que se faz com leveza, mas era importante neste caso que as famílias das vítimas do 11/9/ possam buscar justiça, mesmo que isso cause alguns desconfort­os diplomátic­os”, disse Schumer.

O governo reagiu com indignação à decisão do Congresso. Para Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, os que votaram pela lei abdicaram de suas “responsabi­lidades básicas”. Ele chamou a aprovação de “a coisa mais constrange­dora que o Senado” fez nas últimas décadas. A Câmara também aprovou a proposta.

Ao justificar o veto, a Casa Branca havia alegado, sem citar a Arábia Saudita, que a lei “perturbari­a princípios internacio­nais duradouros sobre imunidade soberana, colocando em vigor regras que, se aplicadas globalment­e, poderiam ter graves implicaçõe­s paras os interesses nacionais dos EUA”.

Nos últimos meses os sauditas vinham alertando que a aprovação da lei poderia forçá-los a vender até US$ 750 bilhões em títulos do Tesouro americano e outros ativos nos EUA, para evitar que sejam congelados em possível ação.

A motivação da lei é a suspeita, nunca comprovada, de que o governo saudita teve envolvimen­to nos ataques. Dos 19 sequestrad­ores, 15 eram sauditas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil