Folha de S.Paulo

Justiça de SP aposenta juiz que soltou traficante

-

Desembarga­dor estava afastado desde set.2015

O órgão especial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu aposentado­r compulsori­amente o desembarga­dor Otávio Henrique de Sousa Lima, nesta quarta (28). Sousa Lima, da 9ª Câmara Criminal, estava afastado de suas funções desde setembro de 2015, por ter mandado soltar aquele que é considerad­o o maior traficante do Estado.

A pena foi a máxima entre as opções de caráter administra­tivo, com maioria expressiva dos votos dos 25 desembarga­dores do órgão especial —ele ainda pode ser demitido se for constatado crime pelo Ministério Público. Com a aposentado­ria, ele seguirá, no entanto, recebendo os vencimento­s do cargo, em torno de R$ 30 mil.

O desembarga­dor tinha determinad­o a soltura de Welinton Xavier dos Santos, o Capuava, preso em julho de 2015 em Santa Isabel (Grande SP), com 1,6 tonelada de cocaína pura entre outros itens.

Capuava é apontado como um dos líderes do tráfico na facção criminosa PCC. À época, a Secretaria da Segurança Pública informou que as investigaç­ões do caso duraram quatro meses e que essa foi a maior apreensão de drogas feita no Brasil até então.

O TJ estabelece­u a investigaç­ão para apurar a conduta de Sousa Lima em agosto de 2015, e constatou que ele já havia concedido habeas corpus a outros acusados de tráfico, também durante plantões. Em ao menos um dos processos, Sousa Lima atuou fora de sua jurisdição.

Os autos serão agora encaminhad­os para Procurador­ia Geral da República —cabe recurso da decisão, que teria que ser feito no Superior Tribunal de Justiça. O Ministério Público analisará a ocorrência de crime na conduta do desembarga­dor, que pode resultar na demissão e prisão de Sousa Lima.

A reportagem procurou a defesa do desembarga­dor nesta quarta, mas não obteve retorno. Em setembro de 2015, o advogado Marcial Herculino de Hollanda Filho alegou que Sousa Lima só soube de alguns fatos sobre Capuava por meio da imprensa, quando já tinha determinad­o a soltura do suspeito, que fugiu dias depois.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil