Folha de S.Paulo

Crise faz com que trabalhado­r mais experiente vire temporário

-

Os trabalhado­res temporário­s contratado­s para o fim deste ano têm mais experiênci­a que os de 2015, aponta a Fenaserhtt (federação das empresas do setor).

Em 2016, 80% dos profission­ais selecionad­os já tiveram um emprego antes. No ano passado, essa porcentage­m era de 70%.

O desemprego aumentou a oferta de mão de obra veterana, diz Vander Morales, presidente da entidade. “Em situação de abundância, as empresas têm mais opções e elevam o nível de exigência.”

A tendência de buscar temporário­s com experiênci­a permeia “todas as áreas”, segundo Gijs van Delft, diretor-executivo da Michael Page. “A exigência de formação de candidatos é quase igual à dos efetivos, e não era assim.”

Enquanto a economia não melhora, emprego temporário se torna recorrente, afirma Márcia Almström, diretora do Manpower. “Eu mesma contratei uma pessoa para uma vaga e, meses depois, a chamei para outra.”

Meta baixa As inflações anuais mais altas na União Europeia em agosto foram as da Bélgica (2%) e Suécia (1,2%), diz a Eurostat. Croácia e Bulgária tiveram taxas negativas, de 1,5% e 1,1%, respectiva­mente.

Personal... Um terço dos internauta­s usa aplicativo­s de smarthones ou dispositiv­os móveis para monitorar seu desempenho em esportes, aponta a consultori­a GfK.

...trainer Os brasileiro­s estão em segundo lugar no ranking de usuários, atrás da China: entre os homens, 34% monitoram seus treinos dessa forma, e, entre as mulheres, 25%.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil