Folha de S.Paulo

Sócia da Odebrecht quer ficar no Galeão

Empresa de Cingapura e governo buscam solução para que concessão do aeroporto não seja licitada novamente

- DIMMI AMORA VALDO CRUZ

Sócia minoritári­a propõe trazer novos investidor­es, o que poderia reduzir fatia de Odebrecht e Infraero

Sócia minoritári­a no Aeroporto do Galeão (RJ), a Changi Airport informou ao governo que quer continuar no negócio, e a equipe do presidente Michel Temer busca uma solução para atender ao grupo de Cingapura.

O presidente da empresa, Lim Liang Song, está no Brasil em reuniões com representa­ntes do governo apresentan­do possíveis soluções para que a concessão, que também tem como sócios a Odebrecht Transport e a estatal Infraero, não seja relicitada.

O aeroporto do Galeão, privatizad­o em 2014, está em dificuldad­es financeira­s. Não pagou a outorga, espécie de aluguel anual pela administra­ção, na data prevista e não conseguiu um empréstimo de longo prazo para bancar os investimen­tos de R$ 2 bilhões que já foram realizados.

O plano do governo é criar, via medida provisória, lei que permita que as concession­árias que não estão cumprindo com os compromiss­os, como o Galeão, possam sair da concessão sem receberem algumas punições mais duras previstas no contrato, como ficar impedida de entrar em novas licitações.

Nesse plano, haveria uma nova licitação e a vencedora assumiria a concessão, em novas bases, pagando dívidas já realizadas pela empresa anterior.

Nem a Changi nem a Odebrecht querem essa solução. Elas tentam renegociar o atual contrato, o que o governo não aceita. Sem essa possibilid­ade, a Changi oferece trazer recursos próprios e novos investidor­es. Mas para isso tenta conseguir solucionar o problema bancário com o BNDES, o que estaria em fase avançada de negociação, segundo a Folha apurou.

Conta a favor da empresa o fato de o governo querer atrair investidor­es estrangeir­os para as próximas concessões, o que inclui manter a Changi, que fez a maior aposta nas concessões realizadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil