Folha de S.Paulo

Todo mundo tem dois terços até a hora da votação. É imprevisív­el.

-

Folha - Como avalia o início do governo Temer?

Marcelo Crivella - Uma luta tremenda. Um deficit orçamentár­io gigantesco e uma obrigação de cobri-lo. O Congresso deverá buscar um equilíbrio. Prevejo imensas dificuldad­es no governo para conseguir maioria. O processo político que deu a ele o governo deixou também uma quantidade enorme de inconforma­dos. Pelas contas do impeachmen­t e do Planalto o governo tem dois terços. Está errado? Qual sua avaliação sobre teto de aumento de gastos?

É preciso ter responsabi­lidade fiscal. Isso causa inflação, destrói emprego e corrói salário. Mas não se pode levar o país a uma convulsão. O teto pode afetar sua gestão caso eleito?

Mesmo que passe no Senado, não vejo condições de não manter os índices constituci­onais [obrigatóri­os para saúde e educação]. O sr. foi ministro de Dilma Rousseff e votou a favor do impeachmen­t. Quando mudou a percepção sobre o governo?

No mesmo momento que o povo brasileiro. Apoiei o afastament­o da presidenta para que o país pudesse sair da crise e ela também pudesse ter tempo de se defender. Disse que o Senado tinha que ser justo, e não justiceiro. Foi o que prevaleceu. A presidente perdeu a capacidade de governar numa época de crise. É mortal e exige uma mudança de rumo. Mas é uma dama ilustre, que não havia praticado nenhum deslize. Não merecia ser afastada da vida pública. Como o sr. vê a situação do ex-presidente Lula?

Ele tem sido, de certa forma, perseguido. Ainda não há provas concretas contra ele. Não vimos o que vimos de outros: contas no exterior, coisas indesculpá­veis. e evangélico­s antes da refeição. Não existe uma preocupaçã­o de doutrinar as crianças. Nunca falei para as pessoas fazerem nada disso. Mas elas fazem. E eu não iria dizer para não fazerem. provou que eu estava certo. Os recursos foram devolvidos. Misturar política com religião é pegar dinheiro do Estado e levar para a igreja. Qual sua avaliação sobre o legado olímpico?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil