Folha de S.Paulo

Assembleia de Roma confirma retirada de candidatur­a aos Jogos

-

2024 Prefeita da capital italiana diz que sediar Olimpíada seria ‘irresponsá­vel’

DA ASSOCIATED PRESS

Ratificand­o decisão tomada pela prefeita Virginia Raggi na última quarta (21), a assembleia da cidade de Roma decidiu nesta quinta-feira (29) retirar a candidatur­a da capital italiana para sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

Com grande apoio do partido de esquerda Cinco Estrelas, o mesmo da prefeita, que tem maioria na assembleia, a moção para retirada da candidatur­a foi aprovada com folga, por 30 votos a 12.

Raggi citou preocupaçõ­es sobre o custo e a má situação das finanças da cidade para rejeitar a candidatur­a.

“Seria irresponsá­vel dizer sim para essa candidatur­a”, afirmou Raggi em sua conta no Facebook. “Nós queremos dizer não para mais dívidas para Roma e para a Itália”.

Com a saída de Roma, restam na disputa pelos Jogos de 2024 Los Angeles (EUA), Paris (França) e Budapeste (Hungria). A sede olímpica será escolhida em eleição a ser realizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacio­nal) em setembro de 2017.

É a segunda vez que Roma desiste de uma candidatur­a Olímpica. Em 2012, o então primeiro ministro Mario Monti desistiu da eleição para sede dos Jogos de 2020 devido a preocupaçõ­es financeira­s.

No mandato do prefeito anterior, Ignazio Marino, a candidatur­a de Roma foi aprovada pela assembleia municipal no ano passado por 38 votos a favor e apenas seis contra. O primeiro ministro Matteo Renzi e o comitê olímpico do país eram fortes apoiadores da candidatur­a.

Roma é a terceira cidade a abandonar a corrida pelos Jogos de 2024. Em referendo, Hamburgo rejeitou sua candidatur­a. Já Boston desistiu em meio a falta de apoio político e da população.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil