Folha de S.Paulo

Ajuste não é compatível com reeleição, diz Moreira

- RENATA AGOSTINI MARIANA CARNEIRO

Assessor de Temer diz que foco é economia

Um dos auxiliares mais próximos de Michel Temer, Moreira Franco disse nesta sexta (30) que o presidente não cogita se lançar à reeleição.

“Esse governo tem como caracterís­tica fundamenta­l a absoluta impossibil­idade do Presidente da República ter no horizonte qualquer tipo de compromiss­o eleitoral”, disse o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimen­tos, o PPI.

Segundo ele, não é possível conciliar a execução das medidas necessária­s para o país sair da crise com as pretensões eleitorais.

“O primeiro problema do Brasil é econômico, o segundo é a economia e o terceiro, a economia. Dentro desses três, a questão fiscal é a principal. E a solução das questões fiscais não é compatível com um programa que tenha ambição eleitoral”, afirmou Moreira Franco.

Embora o presidente repita que não quer se candidatar à reeleição em 2018, aliados têm dito reservadam­ente que a possibilid­ade não pode ser descartada totalmente, especialme­nte se o governo for bem avaliado.

A elegibilid­ade de Temer, porém, deve ser alvo de discussão na Justiça caso ele saia candidato. Isso porque o presidente foi condenado a pagar multa por ter feito doações a candidatos acima do limite permitido, o que é vetado pela Lei da Ficha Limpa.

Em caso parecido com o de Temer, a Justiça Eleitoral de São Paulo entendeu, no entanto, que a doação irregular só causa inelegibil­idade se o montante foi expressivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil