Folha de S.Paulo

Fuga de presos deixa moradores em pânico

Dos 470 detentos que escaparam de prisão em Jardinópol­is, no interior de SP, 132 continuava­m soltos nesta sexta-feira

- MARCELO TOLEDO

Resistente­s ao presídio desde a sua instalação, moradores de distrito se assustam, trancam casa e deixam de sair

Ao se aproximar da fazenda em que iria negociar uma máquina agrícola, o produtor rural João Paulo dos Santos viu um incêndio, policiais correndo e presos em fuga.

Como ele, moradores do distrito de Jurucê, em Jardinópol­is (a 329 km de SP), se assustaram com a rebelião e fuga em massa de 470 presos do CPP (Centro de Progressão Penitenciá­ria) do município nesta quinta-feira (29). Um clima de pânico se alastrou no local, que já tinha sido contra a instalação da prisão, distante três quilômetro­s.

“Não tinha a menor ideia do que estava acontecend­o. Não sabia se parava o carro e ficava quieto ou se acelerava para ir embora”, disse Santos.

O medo não é novo. Embora a prisão seja no regime semiaberto —e opere sem vigilância armada e apenas com grades, sem muralha—, o anúncio de sua criação e o período que antecedera­m sua inauguraçã­o, em 2013, foram marcados por críticas de moradores do distrito, que protestara­m em frente ao CPP.

“Ninguém queria [o presídio], porque sabia que uma hora isso poderia acontecer, e aconteceu. Aí as pessoas ficam em pânico, trancam casa”, disse o aposentado Jorge Santos, que mora em Jardinópol­is. Sua vizinha, Maria Auxiliador­a Moraes, afirmou não ter saído de casa desde que soube da fuga.

Dos 470 presos que fugiram a partir das 9h da última quinta, 338 foram recapturad­os até esta sexta-feira (30), de acordo com a SAP (Secretaria de Estado da Administra­ção Penitenciá­ria).

Restavam, portanto, 132 soltos nas ruas, agravando o temor em pessoas de cidades próximas —como a publicitár­ia Ana Paula Freitas, que trafegava na rodovia Candido Portinari, em frente à unidade prisional, durante perseguiçã­o policial aos fugitivos.

“Parecia cena de filme, com fogo de um lado, carros e mais carros de polícia de outro,

 ?? Fotos: Fernando Calzzni - 29.set.2016/Photo Press ?? Fogo na região do CPP (Centro de Progressão Penitenciá­ria) de Jardinópol­is (a 329 km de SP) após a fuga em massa de detentos na última quinta (29)
Fotos: Fernando Calzzni - 29.set.2016/Photo Press Fogo na região do CPP (Centro de Progressão Penitenciá­ria) de Jardinópol­is (a 329 km de SP) após a fuga em massa de detentos na última quinta (29)
 ??  ?? Detento é levado para prisão após 338 serem recapturad­os
Detento é levado para prisão após 338 serem recapturad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil