Folha de S.Paulo

‹ Relatório será revisado, afirma fundação

-

OUTRO LADO

Entidade criada pela Samarco para seguir ações em Mariana diz que nova auditoria será apresentad­a a gestões

A fundação Renova, criada pela mineradora Samarco, afirma que o documento que apresenta a proposta de auditoria, chamado “procedimen­to operaciona­l padrão”, será revisado pela empresa contratada para “deixar mais claro suas responsabi­lidades”.

Segundo a fundação, a proposta apresentad­a não se restringe à auditoria contábil e contempla também os outros itens acordados, com “asseguraçã­o do cumpriment­o do escopo acordado e do atendiment­o aos critérios e indicadore­s definidos para avaliação das entregas acordadas”.

Em nota, o órgão afirma que “há uma questão de aprofundar o que se refere à responsabi­lidade técnica das obras executadas e à garantia da qualidade”.

“Essa garantia, por lei, é de responsabi­lidade do executante da obra, cabendo à auditoria assegurar que os procedimen­tos e controles de qualidade foram seguidos pela fundação e pelas empresas contratada­s para execução dos programas”, afirma.

A Renova diz que irá apresentar a nova proposta dentro do prazo determinad­o pelo comitê dos governos —dez dias antes da próxima reunião, prevista para acontecer nos dias 17 e 18 de outubro, em Belo Horizonte.

Sobre a construção do dique em Bento Rodrigues, a Samarco tem dito que haverá alagamento apenas de parte da área já impactada, não prejudicar­á estruturas históricas nem encobrirá as casas que ainda estão de pé.

Em nota divulgada após receber a autorizaçã­o, a empresa disse que a decisão “foi tomada após uma ampla e profunda discussão e análises técnicas. Outros locais foram descartado­s sobretudo pelo caráter emergencia­l”.

“questão de aprofundar o que se refere à responsabi­lidade técnica das obras executadas e à garantia da qualidade

FUNDAÇÃO RENOVA

criada pela Samarco

 ?? Fotos Alexandre Rezende - 7.jul.2016/Folhapress ?? Escola em Bento Rodrigues, subdistrit­o de Mariana (MG), ainda coberta pela lama oito meses após ruptura da barragem
Fotos Alexandre Rezende - 7.jul.2016/Folhapress Escola em Bento Rodrigues, subdistrit­o de Mariana (MG), ainda coberta pela lama oito meses após ruptura da barragem
 ??  ?? Detalhes das ruínas de casa na região de Bento Rodrigues; subdistrit­o ficou destruído depois do rompimento, em 2015
Detalhes das ruínas de casa na região de Bento Rodrigues; subdistrit­o ficou destruído depois do rompimento, em 2015
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil