Folha de S.Paulo

Culinária do Marrocos se beneficia do clima variado

- JULIANA CALDERARI

Volume sobre o país vai às bancas em 2/10 FOLHA

No próximo domingo (2/10), chega às bancas o 18º volume da Coleção Folha Cozinhas do Mundo (R$ 18,90) sobre os sabores do Marrocos.

Observar a mesa marroquina é ver a junção de culturas, tradições e gostos —às vezes contrastan­tes— provenient­es dos árabes, franceses, mouros, berberes e dos povos que habitam o Mediterrân­eo.

Sua posição geográfica, no estreito de Gibraltar, que separa o oceano Atlântico do mar Mediterrân­eo faz o clima ser variado —pode ser oceânico, mediterrân­eo, de montanha ou desértico, por causa do Saara.

Essas condições favorecem o cultivo de diversos produtos, muito marcantes na mesa marroquina: as azeitonas, o açafrão, as frutas secas, as hortaliças, o trigo, os cítricos, a cana-de-açúcar, os peixes e a criação de ovinos e caprinos.

Os temperos, abundantes nos mercados marroquino­s, são parte essencial da cozinha do país como protagonis­tas ou em uma mistura como o “chermoula” (ervas e alho) e o “ras el hanout” (ervas e especiaria­s).

Essa riqueza de ingredient­es se traduz em receitas saborosas como as batatas com açafrão e o tradiciona­l tagine, que neste volume tem sua versão com frango ensinada passo a passo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil