Folha de S.Paulo

Setor elétrico terá regras específica­s no BNDES

-

Crédito terá condições de acordo com segmento

DE SÃO PAULO

As condições de financiame­nto para o setor elétrico serão anunciadas pelo BNDES na próxima semana com regras específica­s para cada segmento. Ou seja, investidor­es em geração de energia terão condições diferentes das apresentad­as aos interessad­os em concessões de linhas de transmissã­o, por exemplo.

Mesmo entre geradores, as regras diferencia­rão investidor­es em energia eólica dos em hidrelétri­ca, disse a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques.

A executiva afirmou que as regras que estão em fase de elaboração “não deveriam ser afetadas” pelo curto período de governo Temer.

“O país não acaba a cada eleição. O país deveria ser o mesmo, as regras, as mesmas, os contratos, os mesmos. São concessões de 20, 30 anos. Marcos regulatóri­os não podem ser definidos olhando períodos de governo”, disse.

Maria Silvia disse que os contratos das novas concessões terão condições mais críveis, com cláusulas que permitam o investidor sair do projeto, dando mais força às agências reguladora­s.

A executiva, contudo, não quis dar detalhes sobre as regras do setor de energia, que segundo ela serão divulgadas em bloco na próxima semana. O banco é responsáve­l por modelar e financiar as concessões em infraestru­tura previstas pelo governo.

Maria Silvia afirmou que o banco estuda garantir as emissões de debêntures de investidor­es, com limite de 50%, na fase inicial do projeto. Caixa e FI-FGTS agirão da mesma forma.

“No início, se não houver participaç­ão privada substantiv­a, BNDES, FI-FGTS e Caixa poderão garantir meio a meio a emissão de debêntures. À medida que o processo avançar, que as obras avançarem, possivelme­nte os investidor­es privados poderão vir, e a gente vai repassando essas debêntures para o mercado de capitais.”

O banco poderá ainda, segundo disse, incentivar outros instrument­os para os investidor­es captarem recursos, como o lançamento de um bônus global.“Há muito interesse privado pelos nossos projetos.” (MARIANA CARNEIRO E RENATA AGOSTINI)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil