Folha de S.Paulo

Sem verba, candidatos de Alphaville seguram as próprias placas na rua

Nova lei eleitoral impede que aspirantes a vereador e prefeito deixem cartazes sozinhos

- BRUNO FÁVERO

Sem verba para contratar cabos eleitorais e proibidos de usar cavaletes, candidatos a vereador de Barueri e Santana de Parnaíba fazem o papel de homens e mulheres-placa das próprias campanhas.

Basta passar por avenidas das duas cidades vizinhas, que abrigam os condomínio­s de luxo Alphaville, para vêlos acenando para motoristas e sacudindo cartazes com os próprios rostos.

Quem chama mais atenção é a candidata a vereadora de Santana do Parnaíba Dra. Telma Christians­en (PHS) que, além de segurar uma placa com seu nome e número, divide o canteiro da avenida Yojiro Takaoka com um amigo fantasiado de Pikachu.

A candidata, juíza conciliado­ra no fórum da cidade, nega que use o Pokémon como tática para chamar atenção a qualquer custo.

“Muita gente acha que o Pikachu é só uma brincadeir­a, mas é uma metáfora. Você conhece a história dele? É um Pokémon que caça. Acho que os eleitores precisam caçar novos nomes, sabe? Para renovar a política” explica a candidata, sublinhand­o a palavra “caçar”.

Um de seus principais projetos, diz, é abrir um centro veterinári­o na cidade.

A poucos metros de Christians­en, os candidatos Aliceo Cavalieri (PSDB) e Rosália Dantas (PSDB) também trabalham para conseguir uma vaga na Câmara.

Dantas diz bater ponto no local todo dia, de manhã e de tarde, desde agosto.

Derrotada no pleito de 2012, ela adotou a estratégia para compensar a proibição de cavaletes e placas em espaços públicos, imposta pela minirrefor­ma eleitoral de 2015.

Ainda assim, diz aprovar a restrição.“As pessoas têm que conhecer os vereadores, temos que dar a cara a tapa”, afirma a tucana, que defende uma lei para proibir fios elétricos danificado­s pendurados nos postes.

A opinião sobre ir pessoalmen­te às ruas é compartilh­ada por Milka Borges (PSDB), candidata em Barueri. “Dá mais credibilid­ade vir aqui e falar com o eleitor”, afirma.

Depois de morar na Califórnia, ela quer levar para sua cidade ideias que viu.

“Principalm­ente na área de saúde. Eles têm, por exemplo, um bom controle de natalidade para que os mexicanos não saiam fazendo filho adoidado”, explica.

 ?? Eduardo Anizelli/Folhapress ?? Candidatos Aliceo Cavalieri e Rosália Dantas, do PSDB, seguram cartazes de suas campanhas na av. Yojiro Takaoka, em Santana de Parnaíba, uma das cidades do condomínio Alphaville
Eduardo Anizelli/Folhapress Candidatos Aliceo Cavalieri e Rosália Dantas, do PSDB, seguram cartazes de suas campanhas na av. Yojiro Takaoka, em Santana de Parnaíba, uma das cidades do condomínio Alphaville

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil